sábado, 7 de maio de 2016

Andando Segundo Cristo

Andando Segundo Cristo

10 de janeiro de 2016

Diógenes Dornelles

Efésios 4:1-7
Rogo-vos, pois, eu, o preso do Senhor, que andeis como é digno da vocação com que fostes chamados, com toda a humildade e mansidão, com longanimidade, suportando-vos uns aos outros em amor, procurando guardar a unidade do Espírito pelo vínculo da paz. Há um só corpo e um só Espírito, como também fostes chamados em uma só esperança da vossa vocação; um só Senhor, uma só fé, um só batismo; um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, e por todos e em todos vós. Mas a graça foi dada a cada um de nós segundo a medida do dom de Cristo.

Nesse capítulo de Efésios Paulo dá muita importância para a necessidade de cada filho de Deus dar um bom testemunho de sua confissão de fé; por isso que no versículo 11 ele fala da importância do ministério quíntuplo que concede à igreja uma unidade de fé e do Espírito que leva o Corpo de Cristo ao aperfeiçoamento. Ele disse: “Andeis como é digno da vocação com que fostes chamados”. Ou seja, aquele que diz ser um cristão deve se conduzir da mesma maneira que Cristo, O qual tudo que fez foi tentar refletir com a Sua vida o Espírito de Deus e Suas características. O Filho guardou os mandamentos do Pai, e é nisto que demonstramos conhecê-Lo, que é quando guardamos estes mesmos mandamentos e a Sua Palavra. O ministério quíntuplo ajuda, portanto, a lembrar à Igreja sobre como foi o caminhar de Jesus sobre a terra a fim de que a Igreja O tome como o seu exemplo, pois a Igreja está no mundo apenas para ser um reflexo de Sua imagem, a fim de fazer as mesmas coisas que Ele fez, pensar da maneira como Ele pensou, viver como Ele viveu, falar como Ele falou. Esta é a verdadeira vocação de cada cristão: andar como Cristo andou, e a única maneira de se fazer isso é deixar que o próprio Cristo habite no crente para que Ele mesmo possa usar a sua vida como o Seu tabernáculo vivo.

Devemos Andar Como Cristo Andou

Foi exatamente isso que João também disse:

1 João 2:3-6
E nisto sabemos que O conhecemos: se guardarmos os Seus mandamentos. Aquele que diz: Eu conheço-O, e não guarda os Seus mandamentos, é mentiroso, e nele não está a verdade. Mas qualquer que guarda a Sua Palavra, o amor de Deus está nele verdadeiramente aperfeiçoado; nisto conhecemos que estamos Nele. Aquele que diz que está Nele, também deve andar como Ele andou.

Andar como Cristo andou significa manifestar em sua vida as mesmas características Dele, e essas características de Deus na igreja são manifestadas não somente por meio dos sinais que Deus poderia operar na igreja ou pela Palavra do dia sendo crida e confessada pelos crentes, mas por uma conduta santa e pura. O irmão Branham disse que todo filho e filha de Deus deve se comportar como tais, agindo, andando, falando e se conduzindo como filhos de Deus. Todos nós somos estrangeiros em uma terra estranha, portanto os nossos hábitos e o nosso modo de ser não devem jamais refletir o que está neste mundo, porque isso faria a Igreja perder a visão do que Ela realmente é.

Sedentos Por Vida (13/06/1959) §§ 69-70 – sem tradução
O que estão a fazer os cristãos? Somos estrangeiros. Mas nosso Pai é o Rei, e nós somos filhos e filhas de Deus. Devemos nos comportar como filhos e filhas de Deus. Quando eu vejo a igreja se tornando tão solta, e as mulheres em seu modo de se vestir imoral, e os homens fazendo, isso me entristece, porque somos filhos e filhas de Deus, e devemos agir, e andar, e falar e nos conduzir assim. Quando ficamos longe disso, tenho medo que haja algo de errado em nós. Perdemos a visão de quem somos. Porque a vida que está em nós é o que nos guia e nos dirige.

Então o tipo de vida que vivemos e o tipo de doutrina que confessamos vai determinar o tipo de espírito que está nos guiando, conforme aquilo que fazemos e confessamos. O Espírito Santo é que nos instrui acerca de todas as coisas, portanto somente Ele é Quem deve nos guiar em nossa conduta como filhos e filhas de Deus. Nós já estudamos em outra ocasião que todos nós devemos ser imitadores de Deus e de Sua Palavra, portanto se formos imitadores de homens ou de seus sistemas, nossa experiência como cristãos não estará em conformidade com a Bíblia, que é a única coisa pela qual nossa vida deve combinar. Paulo também disse que deveríamos ser seus imitadores como ele era de Cristo, e o irmão Branham disse que a vida que os santos da Bíblia viveram no passado deve ser a mesma que devemos imitar como nosso exemplo, porque todos eles foram guiados pelo Espírito Santo, e se o mesmo Espírito Santo estiver em nós então deveremos viver uma vida santa como eles viveram.

A Seta da Libertação de Deus Disparada de Um Arco (01/08/1956) § 27
Eu quero que a minha experiência combine com a Bíblia de Deus. Este é um momento de combinação. (Por que isso? Porque os falsos líderes de hoje querem que você combine a sua vida com a teologia que eles criaram, e com as revelações que eles obtiveram, mas se o que eles disserem estiver fora da Bíblia, esqueça. Sua vida deve combinar somente com a Palavra de Deus) Se você quer comparar algo, compare a sua experiência com a de Paulo. Amém. É disso que precisamos hoje. Precisamos comparar a nossa fé com a fé de Paulo. (Que é a fé apostólica) Amém. Este é o nosso exemplo hoje. Certo. É um verdadeiro tempo de combinação... Não tente se comparar com o seu vizinho; compare-se com alguns santos da Bíblia. Se você é um santo, aja como santo, ande como um santo, vista-se como um santo, fale como um santo, ore como um santo, creia como um santo, vista-se como um santo, seja como um santo, viva como um santo, morra como um santo e vá para o céu como um santo. Amém.

Você sabe que o irmão Branham ensinava que o mesmo espírito que temos hoje será o mesmo espírito que manifestaremos quando estivermos lá do outro lado da eternidade. Samuel voltou a profetizar depois de morto porque esse era o espírito que estava sobre ele e isso o acompanhou em sua partida. Portanto o único espírito que deve permanecer em nós para que vivamos eternamente deve ser o Espírito Santo de Deus. Quando Paulo disse que deveríamos ser seus imitadores, ele não estava se referindo em imitar o seu espírito, que é um espírito humano e carnal, mas o Espírito de Deus que estava nele. Muitos não conseguem discernir isso e ao invés de imitar o Espírito de Deus que usou um determinado vaso, acabam por imitar o espírito do próprio vaso. Nós não devemos ser imitadores de homens, devemos ser imitadores de Cristo somente. Veja que o Espírito que usou Elias, Eliseu e João Batista era o mesmo Espírito Santo e foi esse Espírito que permitiu aqueles diferentes homens em diferentes épocas falar, ensinar e viver o mesmo tipo de vida, e é esse mesmo Espírito que precisamos ter em nós hoje. Deus pode tirar os Seus servos e profetas da terra, mas nunca o Seu Espírito, pois é esse mesmo Espírito que unge os Seus outros filhos para fazer as mesmas obras e ensinar a mesma Palavra que os outros viveram e ensinaram.

A Igreja do Deus Vivo (27/07/1951) § 79 – sem tradução
Você entende, irmão, que Deus nunca tira o Seu Espírito da terra? Deus tira o Seu homem, mas nunca o Seu Espírito. Deus tomou Elias, mas o espírito de Elias veio sobre Eliseu. E depois, várias centenas de anos mais tarde, veio sobre João Batista, e o mesmo espírito o fez agir da mesma forma. E depois foi profetizado que ele estará aqui de novo nos últimos dias. Vê? (Ou seja, em um profeta para os gentios. Depois disso voltará novamente a ungir um outro profeta judeu para os 144 mil judeus remanescentes durante a Grande Tribulação) Deus leva o Seu homem, mas o Seu Espírito permanece. Ele tomou Seu Filho, (Jesus Cristo) mas o Seu Espírito ficou na terra, o Espírito Santo. Ele foi enviado de volta para a Terra para viver entre os homens. Você está consciente disso?

Então se esse Espírito foi enviado de volta para viver entre nós é esse Espírito que devemos ter, e é esse mesmo Espírito que nos permitirá fazer as mesmas obras que os demais servos de Deus fizeram, e a viver a mesma vida santa que eles viveram. Não foram eles que fizeram nada disso, mas foi o próprio Espírito de Deus vivendo neles, e é somente esse Espírito que nos permite viver uma vida santa e consagrada para Deus, pois a única maneira de produzirmos os frutos do Espírito é tendo o próprio Espírito de Cristo em nós, pois é Ele que nos fará agir, viver e falar como cristãos doces e humildes.

Por que Camas? Fala (14/07/1963) § 324
Nós agradecemos ao Senhor por isto; andar em uma vida consagrada. Entregar-se com doçura, humildade, andar no Espírito, andar, falar, vestir, agir como cristãos humildes e doces; não deixe que isto falhe agora.

O apóstolo João disse que assim como Cristo é, então será assim que nós também devemos ser, se o Seu Espírito estiver vivendo em nós.

1 João 4:17
...Porque, qual Ele é, somos nós também neste mundo.

Então nós precisamos ser exatamente da mesma maneira que Cristo é. Quando alguém se rende inteiramente à Cristo ele se converte em um tabernáculo vivo onde Deus mesmo habita. É isso que acontece com o novo nascimento, onde não somente somos adotados como filhos de Deus, mas passamos a manifestar aquilo que Cristo é. E é nisto que se revela o grande o amor do Pai como disse o apóstolo João no capítulo anterior dessa sua mesma epístola:

1 João 3:1-3
Vede quão grande amor nos tem concedido o Pai, que fôssemos chamados filhos de Deus. Por isso o mundo não nos conhece; porque não O conhece a Ele. Amados, agora somos filhos de Deus, e ainda não é manifestado o que havemos de ser. Mas sabemos que, quando Ele Se manifestar, seremos semelhantes a Ele; porque assim como é O veremos. E qualquer que Nele tem esta esperança purifica-se a si mesmo, como também Ele é puro.




É Necessário Ser Um Eleito Para Nascer de Novo

Porém nós não devemos ser como Ele somente depois que Ele vir fisicamente, nós já precisamos ser semelhantes a Ele agora. Por isso que o irmão Lee Vayle interpretava essa palavra “manifestar” que vem do grego “phaneroó”, com a própria Aparição ou mesmo com a Parousia de Cristo, pois Ele tem Se manifestado agora nestes últimos dias de uma forma peculiar sobre a Igreja por meio de sinais, e principalmente por meio de uma Mensagem, que é o Alarido, para que Ela possa desde já refletir em Si mesma o que Ele é, pois é essa Mensagem do Dia que permite você conhecer as Características de Deus de modo a Se identificar com elas.

Agora, ninguém é um filho de Deus, como João disse aqui, ou cristão ou um nascido de novo a menos que ele tenha sido eleito para nascer de novo, e tampouco pode alguém ser um filho de Deus ou um cristão apenas por unir-se a uma denominação ou igreja.

Não Te Estribes no Teu Próprio Entendimento (20/01/1965) § 116
“Porque por um Espírito somos todos batizados em um Corpo, e nos tornamos membros desse Corpo”. Não me importa que marca você tem sobre você, isso não tem nada a ver com isto. Você é absolutamente um cristão por nascimento, e essa é a única maneira. Essa é a única maneira que você pode ser; não por unir-se, não por credos, não incitando isto, ou recitando isto ou qualquer outra coisa, nem por educação, teologia. Você é um cristão quando você é nascido de novo, e você não pode nascer de novo, a não ser que você foi eleito para nascer de novo. (O irmão Branham está falando de predestinação) “Porque nenhum homem pode vir a Mim a não ser que Meu Pai o atraia, e todo que Meu Pai Me tem dado virá”. Amém. “Eu o levantarei novamente no último dia”.

Dizer que fomos batizados em um corpo significa que fomos como que fundidos com Cristo, portanto não há meio de separação, pois dizer que um filho de Deus pudesse se perder seria o mesmo que admitir que Deus pudesse perder uma parte de Si mesmo, porque todos os filhos de Deus, assim como Jesus Cristo, são parte de Deus.

Portanto o novo nascimento é a regeneração, que só ocorre quando se recebe o Espírito Santo, e como ensinava o irmão Branham, a evidência dessa regeneração ou do novo nascimento se dá quando o eleito recebe em seu coração e na sua mente a Mensagem da hora e é tra.

Perguntas e Repostas 2 (23/08/1964) §§ 40, 44, 55
Agora, o batismo com o Espírito Santo é uma experiência definitiva que uma pessoa deve receber... só há uma evidência do Espírito que eu saiba, e essa é uma fé genuína na prometida Palavra da hora... Agora, o Espírito Santo, quando Ele vier Ele será uma Testemunha para você de que esta Palavra está correta, a Palavra para hoje...

Então aí está a sua regeneração, o seu novo nascimento e a sua evidência do batismo com o Espírito Santo, conforme o irmão Branham ensinava. E isso tudo até pode acontecer antes mesmo do batismo nas águas, porque não são as águas que promovem alguma regeneração. Podemos até tomar como um exemplo bíblico disso as Escrituras que mostram quando Cornélio recebeu o batismo com o Espírito Santo mesmo sem ter sido ainda batizado nas águas; mas como ele havia crido na Mensagem para aquele dia, ele já experimentou naquele exato momento em que o apóstolo Pedro lhe pregava o evangelho, as bênçãos redentivas do Calvário. Só o que ele precisou fazer depois foi através do batismo nas águas dar um testemunho público daquela obra que Deus já havia feito em sua vida. Portanto Cornélio não se batizou nas águas para ser regenerado, mas ele se batizou porque ele já havia recebido a sua regeneração e a remissão dos seus pecados. Era assim que o irmão Branham ensinava.

Perguntas e Repostas 1 (23/08/1964) §§ 67, 71, 83-84, 88
Eu não creio em ser batizado para a regeneração (Vê?) porque quando você crê nisso, isso omite o Sangue. Vê? Você é batizado nas águas para mostrar que a regeneração aconteceu. (Então o que o irmão Branham está nos dizendo aqui é de que o correto é ser regenerado antes de ser batizado, porque o batismo precisa ser um ato consciente.) Vê? Isto é só o externo... um símbolo da regeneração. A coisa completa solenemente se encontra na predestinação. (Somente os predestinados experimentam o novo nascimento e a regeneração, porque como ele disse antes, alguém só pode nascer de novo se for eleito para nascer de novo) Vê? Porém nós não sabemos que é e quem não é, portanto, pregamos o Evangelho. (Ou seja, não há como sabermos quem é predestinado e quem não é, quem foi salvo e quem não foi; isso cabe a Deus somente.) Apenas prosseguimos pregando por fé... porém veja: a água não é para remir pecados, é uma indagação para uma boa consciência. (Ou seja, o batismo é para dar um testemunho externo de uma obra interna que já tem que ter acontecido anteriormente. O irmão Branham vai citar agora o exemplo de Cornélio e Paulo que foram remidos antes do batismo nas águas) ...Agora, todavia estando ele ainda falando estas palavras, caiu o Espírito Santo. Então Pedro disse: “Recusaremos água, vendo que estes receberam o Espírito Santo conforme o recebemos nós ali em cima?” Eu creio que seus pecados já se haviam ido, porque não haveria entrado o Espírito Santo; e Ele não entraria a menos que eles fossem vasos predestinados. Ele sabia que seguiriam. Ele sabia. Eu creio que Paulo, a razão pela qual teve que ser batizado de novo é: ele havia perseguido aos cristãos. Isso mesmo. E ele... Deus sabia porquanto disse: “Lhe tenho escolhido”. Ele disse ao profeta Ananias. Quando Ele notou que Saulo se encontrava ali no quarto, rosto emagrecido e olhos escurecidos, e ele... ele orava fervorosamente e pó por todo o seu corpo, e foi cegado pela Coluna de Fogo que lhe apareceu no caminho abaixo; e Ele disse: “O tenho escolhido como vaso para os gentios”. Deus sabia disso... que três dias depois Ananias poderia batizá-lo no Nome de Jesus Cristo no rio de Damasco. Mas eu creio que seus pecados já estavam remidos, (Antes mesmo do batismo nas águas) porém ele tinha que fazer isto para mostrar ao mundo. (Dar um testemunho externo de algo que já havia acontecido internamente) E creio que essa é a razão pela qual devemos batizar no Nome de Jesus Cristo. E creio que a semente predestinada o verá, e unicamente eles o verão...

Do que ele está falando? Do batismo correto no nome do Senhor Jesus Cristo. O batismo trinitário que usa os títulos de “Pai, Filho e Espírito Santo” é tão falso quanto uma nota de três reais, mas o que o irmão Branham está dizendo é que somente o predestinado poderá ver e entender essas coisas.

Agora, assim como é possível alguém ser remido e salvo antes mesmo de ser batizado nas águas, também é possível acontecer o inverso, que é alguém ser batizado sem ainda ter passado por essa experiência. Neste caso ele não está com o seu batismo nas águas dando nenhum tipo de testemunho externo de uma obra interna feita interiormente.

...Há muitas pessoas que dizem que são salvas, muitas são batizadas no Nome de Jesus, (O irmão Branham não está se referindo aqui somente ao povo unicista, mas também ao povo da Mensagem. Muitas são batizados nas águas da forma correta, mas...) muitas falam em línguas e tem toda classe de sinais do Espírito Santo, e nem sequer são salvas. Isso mesmo. “Muitos virão a Mim naquele dia e dirão: “Senhor, não tenho profetizado em Teu Nome?” ...pregador... “Em Teu Nome não tenho expulsado demônios e feito muitas obras poderosas?”. Ele lhes dirá: “Nunca vos conheci, apartai-vos de Mim, vós que praticais iniqüidades”.

Portanto só porque alguém pode manifestar os dons do Espírito não significa que ele foi selado pelo Espírito. É possível alguém ter os dons sem ter o Doador.

Selados Para a Redenção

Uma outra razão de Paulo ter dito na Escritura que citamos de que os cristãos tivessem o cuidado de dar um bom testemunho da sua vocação, é porque devido à sua regeneração eles receberam um penhor ou Selo do Espírito, que por sua vez Se entristece quando a confissão e o modo de viver de um filho de Deus não condiz com a fé que o regenerou.

Efésios 4:30
E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual estais selados para o dia da redenção.

Todo aquele que experimentou o novo nascimento e a regeneração tem este Selo do Espírito que funciona como um penhor da sua salvação. Uma vez selado, nada mais pode romper este Selo que só será aberto no dia da sua redenção, que é quando Cristo voltará para arrebatar a Sua Igreja, que está agora selada e escondida Nele, e o irmão Branham disse que este Selo pertence somente àqueles que foram predestinados a serem gerados ou criados pela Palavra.

O Único Lugar Provido Por Deus Para Adoração (28/11/1965) §§ 249-251
“Não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual estais selados até a vossa redenção”. (Até que você seja redimido.) Você está selado ali, você está debaixo do Sangue. Você não sai mais. E então o que é você? Filho de Deus na família de Deus, selado por dentro pelo Espírito Santo. O diabo não poderia pegá-lo se ele tivesse de fazê-lo; porque você está morto, a parte do seu velho marido está morta; e você está sepultado, e sua vida está escondida em Deus através de Cristo, e selada pelo Espírito Santo. Está vendo? Como ele vai pegá-lo? Como você vai sair? Você está ali! Glória! Agora eu deixarei isso; somente o bastante para que você saiba do que estou falando. Então uma nova criação, não a uma denominação, mas à Palavra. Vocês são criação da Palavra. Porque a pedra fundamental foi assentada em vocês antes da fundação do mundo, predestinados para serem filhos e filhas de Deus.

Veja que aqui o irmão Branham diz que um eleito está selado de modo que é impossível para o diabo tirá-lo das mãos de Deus, porque este selo ao mesmo tempo impossibilita um eleito a se perder, pois ele foi predestinado desde antes da fundação do mundo para ser um filho de Deus. Então todo aquele que foi criado pela Palavra torna-se um novo homem e uma nova mulher, e é somente isso que lhes possibilita andar como Cristo e em verdadeira santidade.

E foi exatamente isso que Paulo disse em Efésios 4:24

Que vos revistais do novo homem, que segundo Deus é criado em verdadeira justiça e santidade.

Veja que o apóstolo Paulo disse que o novo homem é uma criação de Deus, e somente essa criação poderá viver uma vida santa. Sem isso, alguém pode até se esforçar em viver em santidade, mas a menos que o próprio Cristo viva nele este seu esforço não perdurará por muito tempo.

Agora, observe também que a salvação nunca deve ser confundida com o galardão. A salvação é de graça, portanto um dom; o galardão é pelas obras feitas. A salvação nunca se perde, mas um galardão pode ser perdido; a salvação é apenas por Jesus Cristo, mas o galardão será conforme o agir e o andar do salvo.

Em João 3:36 é dito:

Aquele que crê no Filho tem a vida eterna; mas aquele que não crê no Filho não verá a vida, mas a ira de Deus sobre ele permanece.

O apóstolo Paulo também nos disse que a obra da salvação é algo que Deus jamais deixará inacabada, pois tudo aquilo que Deus começa Ele também concluirá.

Filipenses 1:6
Tendo por certo isto mesmo, que Aquele que em vós começou a boa obra a aperfeiçoará até ao dia de Jesus Cristo.

Veja portanto que a obra que Deus começa na vida de um crente será completada no dia da volta de Cristo, e ninguém poderá interromper esta obra até lá. O apóstolo Pedro também disse algo parecido:

1 Pedro 1:5
Que mediante a fé estais guardados na virtude de Deus para a salvação, já prestes para se revelar no último tempo.

A palavra “guardados” pode significar tanto “impedidos de fugir” quanto “protegidos de ataque”, e talvez estes dois sentidos estejam até interligados, pois Deus tanto pode impedir que os crentes fujam de Seu reino, como também os protege dos ataques externos do diabo, tudo porque a salvação não está condicionada ao caminhar do eleito, mas na fidelidade de Deus em guardar e cumprir as Suas promessas.

A Segurança da Salvação

Lembre-se que o irmão Branham disse que a segurança do crente ou da salvação era inclusive um dos mistérios que as pessoas haviam passado por alto, mas que agora através do seu ministério, esse e outros ensinos apostólicos vieram a ser restaurados.

Tentando Fazer Um Serviço Para Deus (27/11/1965) § 73
Porque, veja, eu creio que a Palavra é a Verdade. E a Bíblia diz: “Aquele que acrescentar uma palavra ou tirar uma Palavra Dela.” Tem de ser esta Palavra. Está vendo? São os mistérios que as pessoas deixaram passar por alto. (E agora ele vai mencionar alguns desses mistérios) Bem, aí mesmo é de onde vem a minha mensagem da Semente da Serpente e a verdadeira Crença da segurança do crente.

Portanto veja que o irmão Branham cria na segurança da salvação.

Perseverante (19/07/1962) § 112 – sem tradução
Como nós Te louvamos, Deus Todo-Poderoso, pela Sua onipresença, pela Sua visitação a nós esta noite, pelo poder da Sua ressurreição, pela segurança da salvação, pela Sua grande manifestação de Sua Palavra nestes últimos dias que Tu prometeste que Tu farias. Em face das críticas e das formalidades, e tudo mais, Tu ainda permanece Deus, o mesmo Deus ontem, hoje e eternamente. Como Te agradecemos por isto, Pai. Amém. Amém.

Então nós entendemos pelas Escrituras que há muitas coisas implícitas na vida de um salvo que impede qualquer possibilidade de ele vir a se perder, pois a seu favor está o fato de ele ter os genes de Deus em si; de pertencer por predestinação a uma cidadania celestial; de que ele já está glorificado; de que não entrará em qualquer tipo de juízo ou condenação; de que a sua filiação divina não é afetada pelos pecados porque ele foi adotado como filho; de que o selo da sua salvação mediante o Espírito Santo é até o dia do seu resgate; de que ninguém poderá arrebatá-lo das mãos de Deus, enfim.

O Corpo Completo de Cristo

Então é exatamente tudo isso que permite a um eleito ser exatamente da mesma maneira como Cristo é: ser predestinado para experimentar o novo nascimento, receber a regeneração e o Selo da redenção. É exatamente tudo isso que o torna apto a ser um tabernáculo vivo de Cristo. Após isso, com o amadurecimento, ele se torna uma imagem perfeita de Cristo sobre a terra, crescendo Naquele que é a Cabeça da Igreja. É isso que o faz andar como Cristo andou.

Efésios 4:15
Antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo Naquele que é a cabeça, Cristo.

O irmão Branham disse que Cristo tem edificado um Corpo em sete passos ou eras. Cada cristão individualmente deve crescer em Cristo, mas a Noiva como o Corpo místico de Jesus tem sido formada ao longo das eras da igreja. E nesta última era a Pedra de Coroa que é Cristo, a Cabeça da Noiva, está sendo posta em Seu lugar para tornar este Seu Corpo completo e selado.

A Estatura de Um Varão Perfeito (14/10/1962) §§ 360-362
Então quando você render o seu ser completo, então o Espírito Santo simplesmente derrama através de você, nestas virtudes, então você é um tabernáculo vivo. Então as pessoas olham e dizem: “Esse é um homem cheio de virtude e conhecimento (ele crê na Palavra), temperança, paciência, piedade, bondade fraternal, cheio do amor do Espírito Santo. Veja, lá está ele, andando por ali”. O que é isso? A estatura para o qual os incrédulos podem olhar e dizer: “Aí está um cristão. Aí está um homem ou uma mulher, que sabe do que está falando. Você nunca viu pessoa mais amável, mais doce, mais devota”. (Aquele que atingiu a estatura de um varão perfeito consegue andar como Cristo andou. É claro que esse “varão” inclui também as nossas irmãs, mas como nós já vimos em um outro estudo, o irmão Branham comparou a Noiva que foi sendo criada ao longo das as eras com uma figura masculina, porque ela é o corpo místico do Filho do Homem, Cristo) Você está selado. Um selo mostra ambos os lados. Se você está indo ou vindo, você vê o selo da mesma forma. Aí está você. Vê? Quando um homem ou mulher possuem isto, então a Pedra de Coroa desce e sela-os para o Reino de Deus, que é o Espírito Santo. Depois a Palavra, vindo Daqui, manifesta-se através de cada um destes seres, veja, e torna este Ser completo um Tabernáculo do Deus vivo, um exemplo vivo do modo de andar do cristianismo. O que Cristo era, estas pessoas são, porque Sua vida está aqui. Eles estão em Cristo. E a vida deles está morta e escondida em Cristo, em Deus, e selada lá dentro pelo Espírito Santo. Primeira de Coríntios 12. Isso mesmo. Vê? Considere-se morto, então você nasce da fé. Depois a virtude e essas outras coisas são acrescentadas a você até você ser uma imagem perfeita e viva de Deus. (Veja que você não se torna de imediato esta imagem perfeita de Deus. Isso ocorre à medida que você é transformado por uma nova mentalidade, ao receber a mente de Cristo que faz você viver e falar como Cristo. Isso é a adoção) Não é maravilhoso? E então Deus, por meio disso trouxe também Sete Eras da Igreja, para mostrar os sete passos que Ele trouxe, construindo Seu indivíduo à Sua imagem, Ele tem edificado uma completa Igreja à Sua imagem. E na ressurreição este Corpo completo será levantado para viver com Ele para sempre, porque é uma Noiva.

Agora, para que sejamos esse corpo completo de Cristo, é preciso crer em toda a Palavra, pois a cada um está ordenado crer em toda a Palavra. Cada Palavra que foi escrita é uma parte de Deus, mas se alguém desconsiderar isso, tirando ou mesmo acrescentando uma palavra, esse Corpo ou Noiva-Palavra não poderá mais ser perfeito. A Noiva e o Noivo são um. Como Paulo disse em Efésios, há um só Deus o qual é sobre todos, e por todos e em todos”. Jesus disse: “Eu estou no Pai e o Pai está em Mim e Eu em vós e vós em Mim”. Porém essa unidade só é possível se tivermos toda a Palavra em nós. A Noiva não pode ter apenas uma parte de Deus em Si ou uma parte da Palavra, mas precisa ter toda a Palavra. Somente assim é que Ela poderá ser o Corpo completo representado em Jesus Cristo.

Eventos Esclarecidos Pela Profecia (01/08/1965) § 16
Porque a Bíblia é uma testemunha viva e prenunciada de Jesus Cristo. E como a terra tem crescido em sua plenitude, e também as vinhas crescem em sua plenitude, e o dia cresce em sua plenitude, a Bíblia foi manifestada em Sua plenitude na Pessoa de Jesus Cristo. Ele era a Palavra de Deus revelada, todo o livro completo da Redenção. A Bíblia é a Palavra de Deus, prenunciando os eventos futuros. Seus crentes são ordenados pelo seu Autor a ler e crer em cada Palavra Dela, e não apenas parte Dela. Uma Palavra, para descrê-La, assim como você pode também parar de tentar até que você creia na Palavra. Cada Palavra é absolutamente uma parte do Deus Todo-Poderoso; Deus manifestado, envolto em Sua Palavra para mostrar Quem Ele é. Somos ordenados, como crentes, a crer em cada Palavra. E Ela é escrita pelo Autor Deus, Ele próprio. Não há ninguém que possa acrescentar nada a Ela ou tirar nada Dela. Se você fizesse, seria um corpo de Deus estranho. Teria, talvez, como seis dedos em uma mão, ou – ou três braços, ou algo assim, por acrescentar algo, para tirar algo longe disso e ser um braço curto, um dedo curto. É o Corpo completo de Jesus Cristo. E em Cristo, sendo o Homem, o Noivo, a Noiva está representada Nele também. (Por isso que a Noiva também é representada por um varão) E estes dois são um. “Naquele dia sabereis que Eu estou no Pai, o Pai em Mim, Eu em vós e vós em Mim”. Que quadro completo!

A Segunda Eva

O irmão Branham também disse que tão certo quanto saber que você será salvo, também é certo de que você será tentado, porque se somos ordenados a crer em toda a Palavra, também somos ao mesmo tempo tentados a não crer em toda a Palavra.

Investimentos (24/11/1963) § 23 – sem tradução
Depois de ter recebido esta política que eu estou falando esta manhã, a segurança, a segurança da salvação, você sempre é tentado. E sempre existe... O Reino de Deus não vem pela observação, e nós sabemos que você é tentado. Cada filho que vem a Deus deve ser um filho treinado.

O povo de Deus sempre foi tentado a aceitar um arrazoamento no lugar da Palavra de Deus, e é justamente isso que lhe impede de ter uma boa confissão de sua fé; por isso que Paulo disse: “Rogo-vos, que andeis de modo digno da vocação com que fostes chamados”.

Desde o Éden os filhos de Deus foram tentados a acrescentar ou tirar uma palavra, como o que aconteceu com Eva no Jardim. Porém isso também serviu como um tipo, pois assim como a esposa do primeiro Adão comprometeu a Palavra de Deus, o irmão Branham disse que a mesma coisa fez a segunda Eva ou a Eva espiritual quando aceitou um credo romano no lugar da fé dos apóstolos.

Terceiro Selo (20/03/1963) §§ 129-130
A Eva natural caiu, no Éden, por ouvir o arrazoamento de Satanás contra a Palavra de Deus. Foi assim que ela caiu. Muito bem, senhor. Ela caiu porque fez isso. A Eva espiritual, agora, que é a igreja, a noiva de Cristo. Ela caiu, não no Éden, mas em Roma, veja, no Concílio de Nicéia, quando rejeitou, aquela igreja pentecostal que foi até Nicéia, e ouvindo o arrazoamento romano, ao invés de se agarrar à Palavra, ela caiu. E tudo ao seu redor morreu com ela, ao seu redor. Agora, do mesmo modo que a Eva natural caiu, a Eva espiritual caiu. A noiva de Deus caiu—caiu no jardim; (Creio que ele quis dizer “a Noiva de Adão caiu”) a noiva de Cristo caiu em Roma, (Vê? Note) pelo mesmo arrazoamento contra a Palavra de Deus.

Porém assim como Adão não desistiu de sua esposa, Cristo, o segundo Adão, não desistirá da Sua segunda Eva. Nós já vimos em outra ocasião que Deus tem preparado uma outra Obra-Prima, que é a Noiva de Jesus Cristo, que é a Sua segunda Eva, e será essa Segunda Eva que estará unida em acordo com o Seu Segundo Adão para voltar ao Lar, que é o Paraíso de Deus. Esse Corpo será completo, nenhum membro ficará de fora, porque é Deus quem opera tanto o querer como o realizar, e a obra que Ele começa Ele termina.

A Obra-Prima (05/07/1964) § 176
Observe a grande obra-prima, da família. O marido e a mulher não podem ser verdadeiramente uma família a menos que eles sejam um. Eles têm que ser. Se não forem, eles não são uma boa família; a esposa puxando para um lado, e o marido para outro. Isso tornaria uma família horrível. Mas de acordo, com amor um pelo outro, isso é uma família. E agora isso foi obra prima de Deus, e agora toda a verdadeira família aqui retrata isso. Vê? E agora a Obra-prima da família chegou novamente, Cristo e Sua Noiva, prontos para vir. O segundo Adão, a Segunda Eva, prontos agora para voltar ao Seu Lar. E todo o quadro tem sido redenção. Do que isto foi, trazendo-o de volta, veja, trazendo-o exatamente de volta outra vez.

Essa Noiva que Deus está preparando nestes últimos dias não pode mais cair, porque assim como Deus estava em Cristo, agora Cristo está em Sua Noiva refletindo as características de Seu Pai por meio Dela. Ela é parte de Seu corpo, da mesma maneira que Eva foi parte de Adão. Se no passado a segunda Eva deu ouvidos a um arrazoamento, hoje Ela não poderá mais ser enganada porque a Pedra de Coroa está fazendo Dela o Seu Corpo completo e perfeito.

Cristo é o Mistério de Deus Revelado (28/07/1963) § 413
Olhe! Deus em Seu corpo, Cristo; e Cristo em Seu Corpo, a Noiva. Oh, que coisa! Deus manifestado em Cristo; Cristo manifestado na Noiva! E assim como Deus tirou do corpo de Adão, a mulher, e ela caiu; então Deus tem tirado do Corpo de Cristo, Sua carne, Seu Corpo, o qual é a Sua Palavra, e está trazendo para fora uma Noiva que não se deixará enganar por denominação ou credo. Não, senhor. Mas Ela está voltando com a pura e inadulterada Palavra de Deus sendo manifestada.

Veja, Adão não abandonou sua esposa, assim como Cristo não abandona a Sua Noiva, porque Ela não pode pecar, pois Ela anda de modo digno segundo a confissão com que foi chamada, e porque Cristo está manifestado na Noiva, Ela anda como Cristo andou. Essa Noiva vem sendo formada desde a primeira era da Igreja, para ser, conforme já vimos, o Corpo completo de Cristo, que são os eleitos em unidade com Sua Palavra porque são parte da Palavra como Eva foi uma parte de Adão.

Cristo é Revelado em Sua Própria Palavra (22/08/1965) § 77
Veja, através da era nós começamos desde a fundação, desde a primeira era da igreja quando a Semente foi para o chão, a Semente completa. Então ela veio através dos pés, Lutero; voltou depois através de Wesley; depois nos pentecostais, as línguas, nos lábios, veja; agora está no olhos, profético, de Malaquias 4 e assim por diante. E agora, não há nada mais restando para isto vir, a não ser Ele Mesmo para entrar nisso, porque esta é a última coisa que há. A seguinte é a inteligência, e nós não temos nenhuma inteligência própria; é a Dele. Vê? Não temos nenhuma visão própria. Como pode um homem prever estas coisas? Ele não pode fazê-lo; é Deus mesmo. Veja, está - está chegando a um lugar. E Ele tem dirigido o corpo através de todo o caminho, então o Corpo completo de Cristo é revelado na forma de uma Noiva que foi tirada do Seu lado, como Adão fez no princípio - ou melhor, como foi Adão, no princípio.

A Igreja Universal do Deus Vivo

Porém como já vimos aqui, o irmão Branham disse que há pessoas que são batizadas nas águas, falam em línguas, porém não são salvas. A estes Cristo dirá “Nunca vos conheci, apartai-vos de Mim, vós que praticais iniqüidades”. Esse tipo de crente sempre existiu e esteve presente lado a lado com a verdadeira Igreja de Cristo. Da mesma forma que o mesmo Espírito de Deus permanece na terra ungindo várias carnes para dar testemunho da Palavra de Deus cada um no seu tempo oportuno, também existe um falso espírito para ungir diferentes pessoas com a mesma unção da incredulidade para por a Palavra de Deus em dúvida. Tal espírito vive entre as igrejas hoje para criar crentes formais com uma fé intelectual. Eles possuem uma forma de piedade, mas negam o seu poder.

Batalhando Ardentemente Pela Fé Que Uma Vez Foi Entregue aos Santos (14/06/1953) § 49 – sem tradução
Foi esse mesmo grupo de crentes fundamentais que colocaram Jesus Cristo na cruz e O mataram, porque Ele tinha sinais e maravilhas, e eles não creram; esse mesmo espírito vive entre as igrejas hoje: um povo religioso, não um bando de infiéis, fundamentais, puseram isso para fora, e eles estão exatamente corretos. Mas eles têm a forma – uma de forma de piedade, fundamentalmente certos, mas negam a eficácia dela.

Estes dois espíritos são reconhecidos pelas suas características, que são as obras de cada um. O mesmo Espírito que esteve confinado no corpo de carne de Jesus, está agora confinado no corpo de carne da Noiva. É exatamente isso que possibilita a Ela andar dignamente segundo a vocação com que foi chamada.



Perguntas e Repostas 2 (23/08/1964) § 111
Agora, no dia do Pentecostes Ela desceu, aquela Coluna de Fogo, e se separou assim, e línguas de fogo se posicionaram sobre cada um deles, não suas línguas, mas línguas de fogo se posicionaram sobre cada um deles, um eleito, um grupo eleito, identificado por esta Coluna de Fogo, mostrando que o próprio Deus havia separado no homem. Você entendeu? Deus, o Logos, separando-se nos homens; Deus, e não em uma pessoa, Ele está em Sua Igreja universal. Essa é a razão pela qual Jesus disse: “As obras que Eu faço vós também as fareis, mais...”. Agora, eu sei que o King James diz: “maiores”, mas a tradução correta aí é “mais do que estas fareis”. Deus foi contido (engarrafado, do inglês “bottled”) e confinado em um só Homem, Jesus Cristo. Mas agora Ele está contido e confinado em toda a Igreja Universal do Deus vivo.

E isso que faz o eleito hoje andar como Cristo andou, que é tendo o próprio Cristo engarrafado ou confinado dentro de si. Ele se mostra ser alguém especial e peculiar, porque ele é guiado pelo Espírito, que lhe conduz a andar e fazer as coisas do Espírito.

Vida (12/05/1958) § 27 – sem tradução
Você deveria ser um povo diferente, um povo peculiar, um povo chamado para fora, um povo separado, um povo que anda segundo as coisas do Espírito e não segundo as coisas da carne.

Essa direção do Espírito lhe permite também andar como um Corpo unido, como uma Igreja unificada que contempla apenas o invisível.

Olhando Para o Invisível (10/04/1959) § 15 – sem tradução
“As Minhas ovelhas conhecem a Minha voz”. Bem, agora, se estas – se todas essas vozes estranhas no mundo deste evangelho social assim simplesmente pertencem à igreja e isso é tudo que é necessário, por que ela não fez alguma coisa? Nada é feito além de confundir as pessoas. O que precisamos hoje é de uma igreja unificada, cheia do Espírito Santo e do poder do alto, guiada pelo Espírito do Deus vivo na torre de controle, que não dirá: “Porque eu sou um batista e ele é um metodista, eu não tenho nada a ver com ele”. Um verdadeiro Espírito de Deus reconhecerá o seu irmão ou irmã, não me importa que tipo de marca que ele esteja usando. Oh, nós precisamos novamente da liderança do Espírito Santo, andando segundo o invisível, da maneira como Deus nos conduz. As coisas que vemos são temporais. As coisas que não vemos são eternas.

Que Deus ajude a Sua Igreja a conduzi-La em todos os seus caminhos para cumprir as ordens de Deus e guardar os Seus mandamentos, porque como disse o apóstolo João: “Nisto sabemos que O conhecemos: se guardarmos os Seus mandamentos”.

A Porta Dentro da Porta (11/07/1960) § 76 – sem tradução
Pai Santo, guarda-nos no centro da Tua vontade, cumprindo os Teus mandamentos, andando segundo as ordens de Deus, tomando os mandamentos de Deus e vivendo por eles. Conceda isto, Senhor. E que a graça de nosso Senhor Jesus Cristo sempre permaneça sobre nós. Através das misericórdias de Deus, pedimos em Nome de Jesus Cristo. Amém.


AGRADECIMENTO

Por este meio agradecemos a todos os crentes que com seu tempo, esforço e doações, fizeram possível a publicação e distribuição deste material Cristão. Dando a conhecer que não é o trabalho de uma só pessoa, mas uma equipe de crentes dedicados a serviço do Deus Todo-Poderoso, e Senhor do Universo, e de Seus filhos.

doutrinadamensagem@gmail.com

Acompanhe nosso trabalho no Youtube - https://www.youtube.com/c/DoutrinadaMensagem

Siga-nos pelo Face - https://www.facebook.com/doutrinadamensagem

http://diogenestraducoes.webnode.com.br/

E-mail: diogenes.dornelles@yahoo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário