sábado, 7 de maio de 2016

Icabode

Icabode

13 de dezembro de 2015.

Francisco Morato-SP

Diógenes Dornelles

1 Samuel 4:12-22
Então correu, da batalha, um homem de Benjamim, e chegou no mesmo dia a Siló; e trazia as vestes rotas, e terra sobre a cabeça. E, chegando ele, eis que Eli estava assentado numa cadeira, olhando para o caminho; porquanto o seu coração estava tremendo pela arca de Deus. Entrando, pois, aquele homem a anunciar isto na cidade, toda a cidade gritou. E Eli, ouvindo os gritos, disse: Que alvoroço é esse? Então chegou aquele homem apressadamente, e veio, e o anunciou a Eli. E era Eli da idade de noventa e oito anos; e estavam os seus olhos tão escurecidos, que já não podia ver. E disse aquele homem a Eli: Eu sou o que venho da batalha; porque eu fugi hoje da batalha. E disse ele: Que coisa sucedeu, filho meu? Então respondeu o que trazia as notícias, e disse: Israel fugiu de diante dos filisteus, e houve também grande matança entre o povo; e, além disso, também teus dois filhos, Hofni e Finéias, morreram, e a arca de Deus foi tomada. E sucedeu que, fazendo ele menção da arca de Deus, Eli caiu da cadeira para trás, ao lado da porta, e quebrou-se-lhe o pescoço e morreu; porquanto o homem era velho e pesado; e tinha ele julgado Israel quarenta anos. E, estando sua nora, a mulher de Finéias, grávida, e próxima ao parto, e ouvindo estas notícias, de que a arca de Deus era tomada, e de que seu sogro e seu marido morreram, encurvou-se e deu à luz; porquanto as dores lhe sobrevieram. E, ao tempo em que ia morrendo, disseram as mulheres que estavam com ela: Não temas, pois deste à luz um filho. Ela porém não respondeu, nem fez caso disso. E chamou ao menino Icabode, dizendo: De Israel se foi a glória! Porque a arca de Deus foi tomada, e por causa de seu sogro e de seu marido. E disse: De Israel a glória é levada presa; pois é tomada a arca de Deus.

Declínio Espiritual

Naquele tempo Israel estava vivendo em um grande declínio espiritual. As Escrituras dizem que naqueles dias era cada vez mais raro e difícil ouvir a voz de Deus.

A bíblia não menciona o nome dessa mulher que deu a luz ao menino. Apenas diz que ela estava morrendo no parto, e com voz fraca disse: “Chamem o menino de Icabode, pois de Israel foi-se a glória”, e significa “Icabode”, quer dizer “a glória se foi de Israel” ou “Onde está a glória?”, ou ainda “Não há mais glória”. E por quê? O esposo morreu; o sogro morreu; o cunhado morreu; Israel perdeu a guerra contra os filisteus perdendo ao todo 34 mil homens, e perderam a Arca da aliança que foi levada pelos filisteus. Por fim, nada mais para essa mulher tinha sentido continuar vivendo, pois nem a notícia de ter dado a luz a um filho – que era tido como uma grande bênção entre as mulheres judias – lhe importava mais e nem a sua própria vida. Ela balbuciou a palavra “Icabode” e morreu.

Agora, por que essas tragédias todas aconteceram tudo de uma só vez? O que causou tudo isso? Analisando as Escrituras desde o começo nós podemos tocar na raiz do problema. É claro que a razão de tudo isso foi o pecado, mas nós precisamos saber quais foram os pecados. Antes, porém, precisamos lembrar da explicação que o irmão Branham dava para o pecado, lembra? Segundo ele, pecado é incredulidade, ou iniquidade, e iniquidade é quando você sabe que você deve fazer algo e não o faz. E tudo começou basicamente por aí. O povo de Israel sabia o que não era para fazer, mas fizeram, e aquilo que eles deveriam ter feito não fizeram.

Os Filhos de Belial

Havia estes dois auxiliares que exerciam algumas funções sacerdotais, chamados Finéias e Hofni. Eles abusavam sexualmente das mulheres que iam servir à Deus com seus sacrifícios na entrada da tenda sagrada; eles roubavam a maior parte dos sacrifícios que o povo de Israel trazia para Deus e tomavam à força aquilo que pertencia ao Senhor. As Escrituras dizem que estes dois irmãos eram “filhos de Belial”, ou seja, sementes da serpente, e eles não conheciam ao Senhor.

Agora, como que mesmo sendo estes dois filhos do diabo puderam mesmo assim se tornar sacerdotes? Muito simples: eles cumpriam todos os requisitos. Na Lei, o sacerdote tinha que ser da tribo dos levitas; não deveria ter nenhum defeito físico, tinha que casar com uma esposa que fosse virgem, etc, e eles cumpriam satisfatoriamente todos os requisitos que a lei de Moisés demandava. E se você for ver, é exatamente assim que a semente da serpente tem acesso ao ministério hoje, que é cumprindo requisitos, aliás, eles cumprem até muito melhor que os próprios filhos de Deus, que às vezes são até descuidados, pois Jesus disse que os filhos do mundo são mais prudentes, mais cuidadosos, mais espertos do que os filhos da luz.

Lucas 16:8
Os filhos deste mundo são mais prudentes (hábeis) na sua geração do que os filhos da luz.

“Prudentes” vem do grego “phronimos”, que quer dizer “inteligente”, “sábio”, “prudente”, “atento aos próprios interesses”. Os filhos de Deus não buscam ministério, mas a semente da serpente sim, mas não para promover o Reino de Deus e sim para atentar e fazer valer os seus próprios interesses. Os filhos de Belial buscam os seus próprios interesses e eles se estribam em seu próprio entendimento.

Unidade (11/02/1962) § 69
Nós não devemos ser inteligentes. Jesus disse que os filhos deste mundo, ou, o reino deste mundo é muito mais inteligente, os filhos das trevas do que os filhos da luz. Nós somos comparados a ovelhas. Ovelhas não podem nem mesmo conduzir a si mesmas, elas têm que ter um pastor. Deus não nos quer inteligentes, Ele quer que nos estribemos em Seu entendimento, amém, exatamente para onde Ele leva. Amém. Vê você o quadro? Não te estribe no teu próprio entendimento. Provérbios 5:3. Não te estribe no teu próprio entendimento, estriba-se no entendimento Dele. Não importa quão contrário isso pareça, e quão grande pareçam as luzes brilhantes aqui fora, não dê nenhuma atenção a isso. Apenas estriba-se no entendimento Dele, o que Ele disse é a Verdade.

Discernindo o Corpo do Senhor (12/08/1959) § 40
As pessoas de Deus nunca foram grandes intelectuais. A Bíblia diz que os filhos das trevas são mais sábios neste mundo do que os filhos da luz. Deus comparava o Seu povo a ovelhas. Elas não são espertas e inteligentes. Ele os mantém da maneira que eles são para que Ele possa guiá-los. Se você tentar usar o seu próprio pensamento intelectual, você pode muito bem então barrar a Deus. Os filhos de Deus são guiados pelo Espírito de Deus. Mas é um grande dia intelectual esse em que vivemos.
   

A semente da serpente é extremamente religiosa. Ela não tem problemas de casamento e divórcio, porque ela é muito mais cuidadosa com essas coisas visando os seus interesses, do que até mesmo os filhos da luz. Entende agora por que ela entrou tão fácil no ministério, e por que temos esse caos em que estamos hoje? Muitos sequer têm chamado de Deus para pregar, mas só porque pensam que cumprem requisitos, pensam que isso basta.

Os Erros de Eli

Porém antes desses dois sacerdotes, os problemas já começaram um pouco antes deles, porque o pai daqueles sacerdotes, Eli, embora não tivesse cometido os mesmos erros de seus filhos, praticou alguns sérios equívocos. Ele cometeu o grande erro de honrar mais os seus filhos do que ao Senhor (1 Sm 2.29). Eli deveria ter escolhidos outros homens para cumprir com aquelas funções sacerdotais no lugar de seus filhos. Ele conhecia os erros dos seus filhos e mesmo assim deixou que participassem da obra mesmo eles não temendo a Deus. Não tinha um pulso firme para corrigi-los em seus erros; ele na verdade os corrigia, mas Deus endurecia os corações desses homens porque a Escritura disse que Deus os queria matar. Quando alguém não se arrepende dos seus pecados, é porque o próprio Deus os endurece para que não se arrependam e sofram juízo.

Eli repreendeu Ana que estava orando pedindo por um filho, chamando-a de filha de Belial, mostrando não ter discernimento, pois ele repreendeu a pessoa inocente e deixou de repreender as pessoas erradas, neste caso os seus próprios filhos. Por causa disso, Deus avisou Eli por meio de um profeta de que um dia os seus dois filhos morreriam. Deus repreendeu Eli por duas vezes por sua falta de autoridade sobre os seus filhos.

Primeira Derrota Para os Filisteus

Então a liderança de Israel estava em pecado e sem discernimento espiritual. Mas naqueles dias o jovem Samuel provou ser um profeta de Deus, pois tudo que ele profetizava acontecia. Então certa vez Deus usou o seu profeta para provar Israel, dizendo-lhes que fossem combater os filisteus em determinado lugar. Eles então foram crendo que venceriam aquela batalha com o auxílio de Deus.

1 Samuel 2:2-11
E os filisteus se dispuseram em ordem de batalha, para sair contra Israel; e, estendendo-se a peleja, Israel foi ferido diante dos filisteus, porque feriram na batalha, no campo, uns quatro mil homens. E voltando o povo ao arraial, disseram os anciãos de Israel: Por que nos feriu o Senhor hoje diante dos filisteus?

Ao invés de procurarem saber por que eles fracassaram na batalha pedindo perdão a Deus pelos seus pecados, se limitaram somente a reclamar. Israel desperdiçou a sua última chance. Às vezes quando um filho Seu se mostra rebelde, Deus ainda lhe concede uma chance para se arrepender permitindo que algo lhe suceda a fim de levá-lo a questionar e buscar uma correção em sua vida. Quando um filho ou filha de Deus se apercebe que algo está errado com ele, imediatamente lhe advém o desejo de se corrigir e fazer o que é certo. Porém aqui, vimos que o povo de Israel não tinha discernimento algum, porque era exatamente assim que os seus líderes espirituais estavam. Eles não perceberam que a glória de Deus já lhes havia abandonado. Eles estavam andando e vivendo suas vidas por conta própria. Porém para garantir uma vitória em uma outra tentativa, eles tiveram a ideia de levar a arca junto com eles para outra batalha, pensando que Deus estaria com eles. Eles pensaram que com a presença da arca na guerra poderiam vencer os filisteus. Eles não entendiam que embora a arca estivesse com eles, Deus não estava mais com aquele povo. Ela representava a Presença de Deus em meio ao povo, mas Deus o deixou só. Ainda que os seus líderes fossem os principais culpados pelos desmandos, o povo também tinha culpa porque se tornaram tão frios e formais quanto os sacerdotes.
           
Segunda Derrota Para os Filisteus
           
...Tragamos de Siló a arca da aliança do Senhor e venha no meio de nós, para que nos livre da mão de nossos inimigos. Enviou, pois, o povo a Siló, e trouxeram de lá a arca da aliança do Senhor dos Exércitos, que habita entre os querubins; e os dois filhos de Eli, Hofni e Finéias, estavam ali com a arca da aliança de Deus. (Observe que a arca da aliança foi conduzida para frente da guerra pelos dois sacerdotes adúlteros, que o povo todo sabia que eles eram, pois eles praticavam suas prostituições na frente deles, mas mesmo assim, deixaram que fossem os seus guias na batalha.) E sucedeu que, vindo a arca da aliança do Senhor ao arraial, todo o Israel gritou com grande júbilo, até que a terra estremeceu.

Foi uma euforia emocional e carnal, porque eles não sabiam que Deus já lhes havia abandonado. E não se ganha uma guerra com gritos. E assim estão muitas igrejas e tabernáculos hoje, cantando e jubilando em suas reuniões, em seus encontros e convenções. Israel tinha a arca, mas Deus não estava nela. Hoje muitos tabernáculos têm quadros da Coluna de Fogo em sua parede, mas a Coluna de Fogo mesma já partiu faz tempo e eles não perceberam. Estão por conta própria. Então o resultado foi que além de perderem a guerra, a Arca da Aliança ficou em poder dos Filisteus.

E os filisteus, ouvindo a voz de júbilo, disseram: Que voz de grande júbilo é esta no arraial dos hebreus? Então souberam que a arca do Senhor era vinda ao arraial. Por isso os filisteus se atemorizaram, porque diziam: Deus veio ao arraial. E diziam mais: Ai de nós! Tal nunca jamais sucedeu antes. Ai de nós! Quem nos livrará da mão desses grandiosos deuses? Estes são os deuses que feriram aos egípcios com todas as pragas junto ao deserto. Esforçai-vos, e sede homens, ó filisteus, para que porventura não venhais a servir aos hebreus, como eles serviram a vós; sede, pois, homens, e pelejai. (Porém todo o temor deles foi em vão, porque a glória de Deus, a Coluna de Fogo não estava mais com Israel) Então pelejaram os filisteus, e Israel foi ferido, fugindo cada um para a sua tenda; e foi tão grande o estrago, que caíram de Israel trinta mil homens de pé. E foi tomada a arca de Deus: e os dois filhos de Eli, Hofni e Finéias, morreram.

A glória já havia saído de Israel, porém ninguém havia percebido isso, nem mesmo os sacerdotes, exceto aquela mãe moribunda. Ela não era nenhuma sacerdotisa, não tinha nenhum cargo no templo, mas viu algo que aqueles que estavam no templo sequer haviam percebido. Então veja que tudo começou porque o povo de Israel se corrompeu devido ao pecado e formalismo dos seus líderes e aos poucos começaram a se afastar da Casa do Senhor, e isso deixou o próprio povo fraco espiritualmente, mas tudo por culpa daqueles sacerdotes. Lembre-se que nós já estudamos sobre isso no estudo intitulado “Fogo Estranho”, onde dissemos que antes que um povo ou uma congregação enfraquecesse espiritualmente primeiro a sua liderança é quem passa por isso. Foi por essa razão que Israel saiu vergonhosamente derrotado da batalha contra os filisteus. A causa da derrota não foi devido à superioridade numérica dos filisteus. A causa da derrota foi porque Israel estava em desobediência à Deus. Todas as falanges de Satanás não têm poder sobre um filho de Deus quando ele está debaixo das tendas do Senhor.

A Ausência de Deus

Mas veja que essa situação ainda viria a se repetir muitas outras vezes com Israel. Várias vezes esse povo perdeu a glória de Deus. Na verdade a glória, que é a Presença de Deus não se perde, porque não há como alguém fugir de Deus ou ficar longe Dele; dizer que a glória do Senhor se perde significa que Sua Presença não é sentida, e nem os favores que a acompanham. Porém somente depois de muita relutância e desobediência do Seu povo é que Deus decidia não favorecê-lo mais. Nos dias de Jesus, o Filho de Deus disse a Israel que muitas vezes Deus tentou acudi-lo, mas eles se negaram em se corrigir:

Mateus 23:37-38
Jerusalém, Jerusalém, que matas os profetas, e apedrejas os que te são enviados! Quantas vezes quis Eu ajuntar os teus filhos, como a galinha ajunta os seus pintos debaixo das asas, e tu não quiseste! Eis que a vossa casa vai ficar-vos deserta.

Veja que Jesus não disse “Minha casa” ou a “casa de Meu Pai” se fará deserta, como antes chamava, porque agora Deus os rejeitou. Deus não está mais ali. Agora a casa é só deles. Quando Deus habita conosco, seja em nosso lar ou em nossas vidas, tudo é Dele, pois Ele toma como se fosse Sua casa, Sua igreja, Seu trabalho, enfim, porque é assim que acontece quando Cristo vive em nós. Paulo disse isso em Gálatas 2:20. Então se Cristo vive em nós tudo que temos e somos passa a ser Dele.

A Glória de Deus Está Somente Com o Seu Povo

Mas se rejeitamos o senhorio de Jesus, Ele nos deixará por nossa própria conta. Nossa casa será apenas nossa e não Dele, pois não deixamos que Ele reinasse em nossas vidas. Por isso que Ele disse que a casa de Israel seria deserta. Quando Jesus Cristo foi crucificado, Israel perdeu a glória. Sua última chance foi desperdiçada. Mas veja que no Pentecostes Deus visitou a Sua igreja com o batismo do Espírito Santo.

Isso significa que enquanto a glória de Deus não é sentida em algum lugar, porque Deus mesmo Se recusa em Se manifestar, por outro lado, Ele sempre Se mostra presente de alguma forma em um povo que pôs Nele toda a sua confiança.

Então com isso nós podemos dizer que embora Cristo ainda Se faça presente entre o Seu povo em nossos dias, ao mesmo tempo podemos dizer que a glória de Deus acabou para todas as nações. Elas estão por sua própria conta e sob juízo. Foi isso que o irmão Branham tentou nos dizer do começo ao fim de seu ministério. Ele dizia que a palavra “Icabode” estava escrita em todos os lugares, porque a glória do Senhor se foi das nações, e das próprias pessoas, porém elas não têm conhecimento, elas não sabem disso.

A Glória Saiu das Pessoas

Expectativa (17/08/1952) § 47 – sem tradução
Deus Todo-Poderoso, ó Deus, tem misericórdia, tem misericórdia. Eu não sei o que eu estou a dizer, Senhor. Estou sem palavras quando eu acho que tenho orado a Ti e dizendo: “O que posso ver quando eu vejo o nome de Icabode escrito por todo o país?” A glória do Senhor está partindo, e das pessoas, Senhor...


O Sinal do Tempo (20/05/1958) § 46 – sem tradução
A Bíblia ensina que a Igreja será arrebatada antes da tribulação. Você sabe disso. Todo mundo sabe disso. Jesus disse: “Como foi nos dias de Noé, e nos dias de Ló, assim será na vinda do Filho do homem. Nos dias de Noé, nenhuma gota de água caiu do céu até que Noé entrou na arca. Nos dias de Ló nenhuma fagulha de fogo caiu do céu até que Ló saiu de Sodoma. E nenhuma bomba pode cair até que a Sua bendita Igreja seja ressuscitada e levada no Arrebatamento para ver o seu Senhor. E se a destruição está tão próxima, quão próxima está a vinda do Senhor? Isso tem que acontecer antes da destruição e da aniquilação. Tem que acontecer. Pode você ver a escrita na parede? Aqui estamos nós, a escritura no céu: “Icabodena igreja, “o Espírito do Senhor se afastou”. Onde estamos parados? Qual é o problema? Este é um tempo horrível.

Só a Mente Espiritual Pode Ler a Escritura na Parede

Porém, como dissemos, o mundo incrédulo não percebe que a glória de Deus partiu, a não ser aqueles de mente espiritual, que podem interpretar os sinais dos últimos dias e entender o que está acontecendo.

Três Classes de Crentes (24/11/1963) § 170
E havia uma escrita na parede, de línguas desconhecidas, no início do reino dos gentios, que ninguém podia ler a não ser aquele profeta. E há uma escrita na parede hoje, é isso mesmo, “Icabode”, que a glória de Deus se afastou das coisas deles. E a escrita está na parede e pode ser lida pela mente espiritual que crê nas coisas espirituais, que tem nascido do Espírito de Deus.

O Que Faz a Glória de Deus Partir

Plantando a Vinha e Onde Plantá-la (20/09/1959) §§ 58-59
Veja como Davi expressou isso: “Este homem é bem-aventurado.” Ele será plantado, não apenas estabelecido. Vocês sabem, eu gosto de ver qualquer coisa plantada. Agora, Israel não foi plantado no Egito, eles foram apenas estabelecidos. Não era sua terra natal original. E um homem que é um cristão, que descansa seu destino eterno sobre algum credo denominacional, ele não está em seu lugar correto. Ele nasceu para ser livre e para ser um filho de Deus, para adorar a Deus. Mas ele está sob um credo; ele não pode produzir seus frutos. No entanto, algo dentro dele está ansioso para fazê-lo. Ele será como uma árvore plantada junto a ribeiros de água. Ribeiros, plural; água, singular; muitos rios entrando em um canal. Em outras palavras: ele será como um homem nas Escrituras que crê em toda a Palavra de Deus, onde o poder e os nove dons espirituais podem fluir através de um Deus do seu interior. As pessoas não creem em gritar. A coisa é que eles não têm alegria espiritual, de modo que a alegria das águas da Vida possa fluir em seu interior. Este é todo o problema com o Tabernáculo Branham. Porque a incredulidade e os cuidados do mundo têm subjugado as pessoas a ponto de elas não poderem produzir crescimento espiritual. Este é o problema com a nossa nação. Este é o problema com nossas igrejas. Eles não têm regozijo, e a alegria do Senhor se foi, como foi escrito uma vez nas Escrituras, a palavra hebraica “Icabode”, que significa: “A presença do Senhor se foi.” Isso está sobre nossas igrejas, porque saímos fora da fundação original, e nos colocamos em credos e denominações, e permitimos as coisas do mundo sugarem nossa experiência com Deus.

Então aqui o irmão Branham lista algumas das razões que fez a glória do Senhor partir, inclusive das igrejas.

Ele disse que a fundação original foi abandonada. Esse foi o problema com aqueles sacerdotes Eli e seus filhos. Eles abandonaram a fundação original dos seus dias que era a Lei de Moisés e as suas prescrições. E hoje a igreja tem abandonado os fundamentos dos apóstolos, os quais Paulo disse nunca deveriam ser substituídos.

1 Coríntios 3:10-13
Segundo a graça de Deus que me foi dada, pus eu, como sábio arquiteto, o fundamento, e outro edifica sobre ele; mas veja cada um como edifica sobre ele. Porque ninguém pode pôr outro fundamento além do que já está posto, o qual é Jesus Cristo. E, se alguém sobre este fundamento formar um edifício de ouro, prata, pedras preciosas, madeira, feno, palha, a obra de cada um se manifestará; na verdade o dia a declarará, porque pelo fogo será descoberta; e o fogo provará qual seja a obra de cada um.

Um dos maiores laços do diabo hoje é de se afastar do evangelho puro para abraçar falsas interpretações da mensagem como alguns aceitaram fazer. Eu certa vez disse para o irmão Brian que uma das maiores qualidades que eu vejo em seu ministério é de que ele nunca fugiu da simplicidade do Evangelho. Eu cheguei a essa conclusão enquanto eu traduzia algum sermão seu e vi que ele citava muitas Escrituras, coisa que certos ministérios gnósticos da Mensagem deixaram de fazer. Aquilo que o ir. Brian estava citando com certeza soaria tedioso para eles, mas um filho de Deus jamais deve se apartar disso porque a Palavra de Deus é viva e tem poder.

O outro problema que o irmão Branham menciona e que fez com que as igrejas perdessem a glória de Deus foi porque elas substituíram a Palavra de Deus por credos. Elas creem em suas próprias doutrinas, em suas próprias teologias. Sua igreja ou grupo está acima da Palavra. Há membros que preferem sacrificar a Palavra só para permanecer com o seu grupo e usufruir de todo o status que ele possui e construiu, porém eles foram deixados sós; há grupos e tabernáculos que estão andando por sua própria conta. Em alguns deles a glória se foi, porém em outros ela nunca esteve lá.

Icabode é a Conformação Com o Mundo

Outro problema que o irmão Branham mencionou é de que os cristãos se ocupam mais com o mundo do que Deus.

Sedento Por Vida (04/03/1960) § 32 – sem tradução
Então eu descobri que havia dois tipos diferentes de vida. Algumas pessoas tentam pensar que a vida é beber, tendo um grande tempo. Esse é o espírito desta nação: grandes momentos, alguém, um programa de TV, um monte de piadas para ser contado. Ora, isso deixa um verdadeiro cristão doente de seu estômago só em ouvir tais coisas. Um homem ou uma mulher que consegue olhar para esse tipo de coisa que temos na TV hoje, alguns desses programas e - e apreciá-los, isso mostra que é Icabode escrito sobre a parte superior de seu coração. A glória do Senhor se afastou. E quando a igreja perde a sua atração, quando chega um tempo em que você tem que assinar cartões e coisas para vir à igreja, eu acho que é hora para uma reunião de oração ou algo acontecer na igreja.

“Mas irmão Diógenes, nós cremos na doutrina correta, estamos no meio da estrada, sem ismos, não somos nuvens sem água, portanto isso não poderia acontecer conosco”. Cuidado! O irmão Brian me contou certa vez que um tabernáculo da doutrina deixou certa vez de ministrar a Ceia do Senhor de noite alegando uma forte tempestade de neve que havia caído. Porém ao passar com o seu carro, viu um bom número de irmãos reunidos na casa de um dos presbíteros para assistir na televisão um jogo de futebol americano, mostrando que eles poderiam ter tido aquele culto de ceia, pois a tempestade não lhes impediu de sair para assistir a um jogo. Imediatamente o ir. Brian ouviu a palavra “Icabode” em seus ouvidos. Aquele tabernáculo perdeu a glória de Deus. E veja mais uma vez que o problema começa primeiro pela liderança.

Não basta servir a Ele, é necessário segui-Lo. Finéias e Hofni brincaram com o pecado e pereceram por isso.

Quanto Mais Rica For a Igreja Menos da Glória de Deus Haverá

Livro das Eras Pg. 307-309
A igreja de Laodicéia diz: “Rica sou, e estou enriquecida, e de nada tenho falta.” Essa foi sua auto-avaliação. Ela olhou para si mesma e é isso o que viu. Ela disse: “Rica sou,” o que significa que ela é rica nas coisas do mundo. Ela está se jactanciando diante de Tiago 2:5-7: “Ouvi, meus amados irmãos: Porventura não escolheu Deus aos pobres deste mundo para serem ricos na fé, e herdeiros do reino que prometeu aos que O amam? Mas vós desonrastes o pobre. Porventura não vos oprimem os ricos, e não vos arrastam aos tribunais? Porventura não blasfemam eles o bom Nome que sobre vós foi invocado?” Ora, eu NÃO estou sugerindo que um rico não possa ser espiritual, porém todos nós sabemos que a Palavra diz que são poucos. São os pobres que predominam no corpo da verdadeira igreja. Pois bem, se a igreja torna-se cheia de riqueza, sabemos apenas uma coisa: “Icabode” foi escrito sobre seus portais! Não se pode negar isso, pois é a Palavra. Por falar a respeito da riqueza na igreja - ora, nunca houve tamanha demonstração de riqueza. Os belos santuários se multiplicaram em número como nunca antes. Os vários grupos disputam entre si para ver quem pode construir o maior e o mais atraente. (...) Agora, não esqueça que esta é a última era. Sabemos que esta é a última era porque Israel voltou para a Palestina. Se cremos que Ele realmente vem, então deve haver algo errado com aqueles que estão construindo tão vastamente. Isto nos faz pensar que estas pessoas planejam permanecer aqui para sempre, ou que faltam centenas de anos para a vinda de Jesus. Você sabe que a religião hoje é reconhecida como um grande negócio?

O Tempo Acabou

O Mensageiro do Entardecer (16/01/1963) §§ 160-161
Jesus, eles não sabiam que era o Filho de Deus até que Ele foi morto e enterrado e ressuscitado. Pedro não os indiciou no dia do Pentecostes? “Vocês homens com mãos ímpias tomaram o Príncipe da Vida, e O mataram, O mataram!” Oh, o sinal vermelho intermitente de Sua vinda está baixo! Amém! Nós estamos no fim. Amém. Esse sinal vermelho piscando está em toda parte, em toda parte, “Icabode”, escrito. O tempo está terminado. O tempo acabou!

Há Somente Uma Maneira Provida Por Deus Para Qualquer Coisa (31/07/1963) § 124-126 – sem tradução
E qualquer religião hoje que não tenha a Vida do Sangue de Jesus Cristo por trás dela, o anjo da morte está sobre ela; correto, o anjo da morte, separado de Deus. Sim, certamente, Icabode está escrito sobre cada pedacinho dela que não tem o Sangue. Você diz: “Bem, eu estou feliz, o Sangue!” Se o sangue não tiver produzido efeitos, se ele não tem produzido efeito e você vê isso em sua vida, como um filho consagrado de Deus, com o que Jesus disse que aconteceria, então tenha cuidado, você pode ter algo mais além do Sangue. Você pode ter um pouco de injeção de teologia aí dentro, ou algo assim, uma pequena injeção de alguma sensação. Você diz: “Eu tremi. Eu balancei. Eu dancei. Eu fiz isso”. Seja cuidadoso. Se a medicina alguma vez atinge você, é bom para todo ser humano. Ela salvará do pecado. Ela limpará uma vida de pecado. Ela tornará você uma pessoa diferente. Ela levará a dúvida embora, e ela fará de você uma nova criatura em Cristo Jesus. Amém.

A glória pode voltar depois que se perde? Sim, mas pode levar tempo. Para o irmão Branham levou 5 anos. Se foi assim para com um profeta mensageiro, então que Deus tenha misericórdia de nós se em algum momento a Sua glória se afastar de nós.

Icabode é Formalismo

Jeová Jiré (04/04/1963) § 324
Sabe, quando eu vejo obreiros indo com as pessoas, eu tenho... Eu quero dizer isto sobre estas pessoas aqui, vocês. Isto prova do que vocês são feitos. Vê? Eu tenho ido a lugares, mesmo com pessoas que estavam supostas a estarem cheias do Espírito, e vi chamadas de altar serem feitas. E, ora, você não poderia conseguir pessoas para irem com alguém e orarem ali por elas. Veja, isto mostra que é Icabode. O Espírito do Senhor tem partido. Vê? Mas quando você vê aquele zelo, e fogo, e anseio por almas humanas...

A Glória Só Irá de Uma Vez Por Todas Quando a Igreja Partir

Que Casa Me Edificareis? (21/11/1965) § 4
Querido Deus, assim como estamos de pé aqui nesta plataforma, do qual representas, bem aqui sobre o altar, entendemos que somos – somos uma raça de povo que está perecendo, tanto quanto esta terra que está aflita. Olhamos para fora por sobre as ruas e vemos o pecado escrito em todo lugar, e que a glória de Deus está levemente se distanciando. E sabemos que quando a glória do Senhor se for, então a igreja partirá com Ela. Deus, nós queremos estar lá.

Como dissemos, a glória de Deus na verdade não se afasta dos Seus filhos, mas eles podem deixar de vê-la por algum tempo. Podemos não sentir a glória ou a Presença de Deus, mas Ele está presente de alguma forma, porque não podemos nos ausentar de Deus, como disse o Salmo 139.

Quando Tudo Estiver Escuro a Igreja é Recolhida

O Super Sinal (29/11/1963) §§ 179-180
Se eu lhe disse a verdade, agora ouça este desafio; se eu lhe disse a verdade, então eu tenho que ficar aqui nesta plataforma perante você e dizer-lhe isto. E que bem faz dizer isso a você se Deus não estiver nisso? E se é a Verdade de Deus, Ele – é dever Dele apoiar Isso. Ele tem que apoiar Isso. Ele prometeu que faria. Mas nós – iremos nos sentar como dormentes? Tem o Espírito... Isso é “Icabode” no Tabernáculo Vida? Isso já foi escrito por todo o tabernáculo? Isso já foi escrito através das igrejas em que eu tenho visitado por toda a nação? Será que está tão escuro e denso, agora que “um aqui e outro ali; um no campo: ‘Eu levarei um’”? E talvez um lá do outro lado do mundo, e “Eu levarei um”? “Como foi nos dias de Noé, em que oito almas se salvaram pela água, assim será na vinda do Filho”, temos chegado a esse ponto?

Então aqui o irmão Branham nos diz que quando tudo estiver escuro, isso é um sinal de que o Arrebatamento está próximo. E a cada dia que passa presenciamos mais trevas por todos os lados. Os sistemas religiosos, econômicos, financeiros, o ecossistema, etc, tudo está caindo aos pedaços. A glória do Senhor se foi, não somente das nações e dos povos, mas das próprias igrejas que reclamam representá-Lo, assim como o Sinédrio perdeu a glória de Deus como Seu representante nos dias da vinda de Jesus Cristo.

A Noiva é Chamada à Ponderação

O irmão Branham disse que a glória do Senhor já havia partido a fim de chamar a Noiva à moderação e à reflexão, para avaliar suas atitudes, seus atos.

Escolhendo Uma Noiva (29/04/1965) §§ 235-236
Assim eu rogo a Ti, Senhor, em Nome de Jesus, permite que as pessoas se sacudam, esta noite, e fujam da ira que está por vir, porque Icabode está escrito sobre as portas e sobre as nações. Uma marca de rejeitado foi posta de lado a lado nisto. O Espírito de Deus Se afastou entristecido disto, e eles são pesados nas balanças e achados em falta. A festa do Rei Nabucodonosor se repetiu, (Na verdade foi com o filho dele, Belsazar) com festas de bebedeira e mulheres seminuas, chamando a si mesmas de cristãs. Ó Deus do Céu, tem misericórdia de um mundo pecaminoso e um povo pecaminoso, Senhor, como somos esta noite. Deus, estou tentando ficar na brecha e pedir misericórdia divina, que Tu fales nesta multidão esta noite e chames Tua Noiva à ponderação, Senhor, para marchar não pelo sinal de algum credo, mas ao som do Evangelho do Senhor Jesus Cristo. Concede isto, ó Deus. Que seja dado a conhecer, esta noite, que Tu és Deus, e Tua Palavra é Verdade. Enquanto, solenemente, na presença deste povo, nós os chamamos à ponderação da Tua Palavra.

Subir Até as Esferas de Deus

Somente uma aproximação maior de Deus é que nos faz enxergar que Icabode está por toda parte.

E Não Sabeis (15/08/1965) § 101
Quanto mais alto você sobe à Deus, mais pecaminoso a coisa toda se parece. E então, às vezes, em oração, você pode imaginar, quando o Espírito Santo leva você até a uma esfera, então a coisa toda parece um caos. Então, quando você volta novamente, você se parece como você é, para as pessoas, você é um canalha, que você - você não é nada além de um velho sarcástico. Você é um tolo, porque você está como um velho rabugento e sempre repreendendo o povo. Mas se você alguma vez subir nas esferas uma vez, onde você possa estar na Presença de Deus (não através da emoção, mas através de um genuíno levantar do Espírito Santo), a coisa toda está escrita: “Icabode”. A glória do Senhor se afastou de toda a vestimenta denominacional. Isso mesmo. Nenhum deles aí está bem.

A Glória Sobre a Igreja

O irmão Branham disse que quando a glória está sobre os filhos de Deus as pessoas de fora olham para você e desejam ser como você.

  
A Ele Ouvi (06/08/1960) § 55
Bem, é aí onde a igreja precisa estar esta noite. Ela precisa estar em um lugar em que Deus irá chamar você para algum lugar, e jogar a glória Dele sobre você, espalhar o Seu poder sobre você, adotar você e posicionar você (glória), no corpo onde quando você falar, algo acontece. É disso que a igreja está precisando esta noite. Mas se nós - nosso caráter declina em vez de subir, como que Ele vai fazer isso? Temos de continuar a acreditar em cada obra de Deus, e buscar a justiça, e fazer o que é correto aos olhos de Deus, clamando por Ele diariamente, e diariamente por Sua obra, reunindo os outros para virem à igreja, tentando arranjar alguém para vir servir ao Senhor. Todas as pessoas com quem você trabalha, o leiteiro, o carteiro, e – e o – o sorveteiro, e quem quer que seja, todos com quem você entrar em contato, falar com eles sobre o Senhor. Fale disso com palavras oportunas, docemente, que – não salte sobre eles; apenas fale com doçura, que eles dirão: “Diga, essa senhora é uma verdadeira dama. Ela falou comigo sobre o Senhor. Aquele homem, eu nunca vi um homem assim. Ele é o homem mais gentil que eu já conheci. Sabe, eu gostaria de ter a sua religião”.

Conclusão

A Igreja e Sua Condição (05/08/1956)
Não tente, não tente saber nada. Apenas ande humildemente, em silêncio, com humildade, gentilmente, e a Pomba levará você. Mas sempre que você ver... sai para ouvir aquela fofoca, sempre que você for adquirir aquele temperamento, sempre que você pensar que você tem o direito de fazer isto e fazer aquilo, a Pomba fará o Seu vôo e irá embora.

Como um último lembrete, Deus não é um Ser burocrático ou difícil de tratar. Ele ama a todos e está disponível a abençoar todos os Seus filhos sem exceção. Portanto é muito fácil entrar na Presença de Deus e de ter a Sua glória, bastando aproximar-se Dele da forma correta, com uma abordagem certa, com um coração contrito e arrependido. Porém, assim como é fácil estar na Presença de Deus, ao mesmo tempo torna-se bem fácil perdê-la também. Que Deus nos ajude a procurarmos acertar o máximo possível e errar o menos possível, desejando fazer a Sua vontade e buscando a Sua Presença diária e continuamente.




Palestras por Diógenes Dornelles

AGRADECIMENTO

Por este meio agradecemos a todos os crentes que com seu tempo, esforço e doações, fizeram possível a publicação e distribuição deste material Cristão. Dando a conhecer que não é o trabalho de uma só pessoa, mas uma equipe de crentes dedicados a serviço do Deus Todo-Poderoso, e Senhor do Universo, e de Seus filhos.

doutrinadamensagem@gmail.com

Acompanhe nosso trabalho no Youtube - https://www.youtube.com/c/DoutrinadaMensagem

Siga-nos pelo Face - https://www.facebook.com/doutrinadamensagem

http://diogenestraducoes.webnode.com.br/

E-mail: diogenes.dornelles@yahoo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário