sábado, 7 de maio de 2016

O Que Você Foi e o Que Você é Agora

O Que Você Foi e o Que Você é Agora

4 de abril de 2016

Francisco Morato-SP

Diógenes Dornelles

 

Nós já temos estudado em outras ocasiões sobre a importância de nós refletirmos com nossas vidas a Palavra de Deus. É nisso que nós mostramos que somos cristãos, e o irmão Branham disse que a palavra “cristão” significa ser semelhante a Cristo, que é quando falamos como Cristo, pensamos como Cristo, agimos como Cristo e vivemos como Cristo, e tudo o que Cristo fez quando esteve aqui na terra foi refletir o Seu Pai para nós por meio de Sua vida e da Sua Palavra. Porém para que Jesus fizesse isso, Ele precisou aguardar até o momento em que Ele foi cheio do Espírito Santo, pois foi com o Espírito de Deus Nele que Jesus pôde refletir Deus para nós. O irmão Branham disse que Jesus não foi enviado do céu para dar a conhecer a Si mesmo, mas Ele foi enviado para dar a conhecer ao Seu Pai. E da mesma maneira como o Filho fez, para que possamos também refletir a Deus, precisamos não somente falar a Palavra, mas viver a Palavra, e a Palavra somente pode ser vivida se o Espírito Santo de Deus estiver em nós por meio do novo nascimento.

O Espírito Santo é o Nosso Mestre

O novo nascimento cria um grande divisor do que éramos antes para o que passamos a ser depois. Assim com a história do homem foi divida em antes de Cristo e depois de Cristo, cada um de nós pode ter a sua vida e sua história dividida da mesma maneira, em antes de Cristo e depois de Cristo. Também é o novo nascimento que nos permite diferenciar o verdadeiro do falso, pois se temos o Espírito Santo de Deus em nós, que nos ensina acerca de todas as coisas, temos todas as condições de discernir os diferentes espíritos que se manifestam nesta era enganosa. É o Espírito Santo que nos instrui acerca de todas as coisas, pois Ele é o nosso Mestre.

O irmão Branham disse que no Antigo Testamento tudo era examinado pelo Urim e Tumim para se certificar se algo era falso ou verdadeiro. Hoje o nosso Urim e Tumim é a Palavra revelada de Deus mediante o Seu Espírito. A Palavra verdadeira reflete e vindica a Si mesma; mas qualquer coisa que for dito Dela e que não encontrar eco no que as Escrituras dizem é falso.

Eis Aqui Quem é Maior Que Salomão (06/03/1964) § 25
Na Nova Aliança, Deus ainda permanece com o Urim e Tumim. Isto é, se um profeta, sonhador, teólogo, ou seja o que for, fala algo que seja contrário à Palavra, e Deus não ecoa isso de volta através da Palavra, eu deixarei isso de lado, porque Ela é o Urim e Tumim de Deus, e eu creio de todo meu coração que Ela é a Palavra de Deus.

A Evidência do Batismo do Espírito Santo

Mas como nós já dissemos, a vida do Espírito Santo em nós faz vivermos como Cristo viveu. O Espírito Santo é o Sinal de que a Vida do Sangue do Cordeiro pascal foi aplicado em nossas vidas.

Desesperos (1/09/1963) §§ 17...
Então, a Vida que estava em Cristo é o Espírito Santo, não a terceira Pessoa, porém a mesma Pessoa, na forma do Espírito Santo, vindo sobre você, como um Sinal de que sua vida e sua passagem estão pagas, você tem sido aceito. Até aquele sinal vir, você não é aceito na rodovia, você não é aceito na empresa de ônibus; você não é aceito para entrar até que você possa apresentar este sinal, e esse sinal é a sua passagem. E agora Isto mostra que o Sangue tem sido derramado e sido aplicado em você, o preço tem sido aplicado em você, e você tem o Sinal de que o Sangue está aplicado em você e que você é aceito.

Nós estamos olhando para a verdadeira evidência genuína do batismo do Espírito Santo. E depois ele diz:

Agora, simplesmente não há uma certa evidência. Está vendo? Você diz: “Irmão Branham,” sinto isto em suas mentes...

Um Tema em Discussão

A evidência de ter o batismo do Espírito Santo tem sido um tema discutido nas mentes das pessoas por muitas e muitas décadas. Na verdade essa foi a discussão entre os pentecostais desde 1906. Um grupo disse que era a vida, e outro disse que o falar em línguas era a evidência inicial.

Olhe, o que você era, o que você é? Aí está como você sabe. Está vendo? O que você era antes que este Sinal fosse aplicado? O que você é depois que Ele é aplicado? Quais foram os seus desejos antes, e quais são os seus desejos depois? Então você sabe se o Sinal está aplicado ou não. E estas outras coisas apenas acompanham Aquilo automaticamente. Vê? Isto não é como falar sobre isto, e dizer: “Línguas são a evidência.” (...) O Sinal é Cristo. Porém o falar em línguas, e expulsar demônios, e fazer coisas, e pregar, e o que quer que seja, isso é a evidência de que Ele existe, é verdade, mas isso não é Ele. Veja, é um dom Dele. Você diz: “Eu gosto do irmão, do irmão Branham,” e eu lhe dou um presente, veja. Bem, esse não sou eu, isso é o meu presente. Línguas são um dom do Espírito Santo, não o Espírito Santo; um dom do Espírito Santo. E o diabo pode personificar quaisquer dessas coisas, porém ele não pode ser o Espírito Santo. Vê? Ele pode personificar estes dons, porém ele não pode ser o Espírito Santo. E o Espírito Santo é o Sinal de que o Sangue tem sido aplicado, porque Ele segue o Sangue inteiramente desde o Livro da Redenção. Esse foi o propósito Dele ter vindo. Isso é o que Ele seguiu em cada era. A cada era Ele tem seguindo isso, para ver que Isto tem sido trazido, e eles não poderiam ser aperfeiçoados sem nós. E agora o Espírito Santo completo visita a Igreja, (Por que completo? Porque agora Ele vem com a abertura da Palavra, com a restauração dos dons, mas também com a mensagem apostólica, com um Elias, com o ministério do Filho do Homem) manifestando Deus em carne humana; (Não somente em um profeta, mas também na Igreja) como Ele fez antes de Sodoma, ao queimar lá, que era um tipo. Então, Abraão, Ele apareceu para ele. E todas as coisas que Ele não fez através das eras, nas eras da igreja, Ele está fazendo agora.

Coisas que Ele não pôde revelar, Ele está revelando agora; coisas que Ele não pôde ensinar, Ele está ensinando agora. Sinais que Ele não pôde manifestar, Ele está manifestando agora. O Elias que Ele não podia enviar antes, agora Ele já pôde enviar. É por isso que o irmão Branham disse que o Espírito Santo está Se manifestando de uma forma nestes últimos dias que Ele nunca havia Se manifestado antes. Isto é a Parousia, a Presença de Cristo.

Observe também que o irmão Branham podia sentir as pessoas pensando e querendo saber qual é a evidência do batismo do Espírito Santo e ele disse: “Bem, não há uma certa evidência”. Apenas observe o que você era antes e o que você é agora. Essa é a melhor evidência que você pode ter.

Duas Escolas de Pensamento

Agora, este é o maior problema que ainda temos como seguidores de sua mensagem. Porque você não vai encontrar pessoas dizendo que a evidência é o falar em línguas, porque o irmão Branham descartou essa possibilidade. Então você tem basicamente duas escolas de pensamento, onde uma diz que a evidência do batismo do Espírito Santo é crer na Palavra da Hora, mas então pergunte para eles o que é essa “Palavra da Hora” e você verá que eles colocarão um monte de interpretação em cima disso.

A outra escola de pensamento diz que a evidência é estar vivendo a vida de Cristo, e isso pode levar alguém a correr o risco de viver dentro de um programa de obras, quando nem se precisa de uma religião para se fazer boas obras. Se não tomarmos cuidado, vamos nos inclinar para uma dessas escolas e usar uma para descartar a outra. Jesus nos diz em João 14:26 o que vai acontecer com aqueles que recebem o Espírito Santo.

Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em Meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito.

Então o que precisamos é que o Espírito Santo nos ensine, e uma das coisas que Ele precisa nos ensinar é sobre como amar a Deus, pois sequer sabemos como fazer isso. O homem pode amar a Deus, mas a menos que ele seja ensinado a como amá-Lo, ele o fará da sua própria maneira, ao invés de fazer da maneira de Deus.

Depois o irmão Branham cita este versículo e o explica em

Perguntas e Respostas 2 (23/08/1964) § 212
Pergunta 318: Qual é a evidência de que uma pessoa está realmente cheia do Espírito Santo?
João 14:26: “Quando o Espírito Santo vier (vê?), Ele lhe mostrará coisas por vir”. Vê? Ele vai ser um... Ele aperfeiçoará isso; homens manufaturados não farão isso; e Ele é a Palavra.

Então o irmão Branham está dizendo: “Quando o Espírito Santo vier, Ele vai identificar você com a Escritura. E esse é o verdadeiro sinal de que o Espírito Santo está em você, porque Ele é a Palavra”.

A Vida de Cristo em Nós

A vida de Cristo se revela em nós pelo novo nascimento. E como eu sei que eu nasci de novo? Jesus disse em João 3:3 “Em verdade, em verdade, te digo que, se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus”. E nós já sabemos que “ver” é “entender”.

Em 1 Pedro 1:23 Pedro disse:

Sendo de novo gerados, não de semente corruptível, mas da incorruptível, pela Palavra de Deus, viva, e que permanece para sempre.

Então nós podemos ver duas coisas aqui:

·         Sem o novo nascimento você nunca verá ou entenderá o Reino de Deus. E o Reino de Deus está dentro de nós e em meio a nós.

·         Você é nascido de novo pela Palavra de Deus que vive e permanece para sempre. Portanto a vida compatível com este nascimento teria que atestar a própria Palavra de Deus. O Espírito Santo tem que confirmar no crente a Sua própria Palavra.

Ver Significa Entender

A Crença de Maria (21/01/1961) § 30 [sem tradução]
Agora, ouçam amigos. Não aceite um substituto. Não basta apertar a mão de um homem e colocar o seu nome no livro. Na medida em que você faz está tudo bem. Isso pode ajudar você a sair do salão e entrar em um lugar decente e tentar viver corretamente. Isso não fará, todavia. “Aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus”. Agora, “ver” significa “entender”. Há um monte de pessoas que dizem que é nascido de novo e não consegue entender a mensagem de Deus, não consegue ver o Anjo do Senhor. Seus olhos estão cegados, irmão. A menos que um homem seja nascido do Espírito Santo o mesmo Espírito Santo que escreveu a Palavra confirmará a Palavra, e a mesma confirmação do Espírito Santo em você... Vê o que eu quero dizer? Ele dará testemunho de Si mesmo. Então, o nosso espírito testifica com o Seu Espírito, porque o Seu Espírito dá testemunho da Sua Palavra. A Palavra de Deus é mais penetrante, mais poderosa (Hebreus 4) do que qualquer espada de dois gumes, porque penetra até... em pedaços... e a medula dos ossos, e é apta para discernir os pensamentos e as intenções do coração”. Isso é o “Assim diz o Senhor”, a Palavra do Senhor, exatamente, Jesus Cristo é o mesmo ontem, hoje e eternamente, aparecendo em Sua igreja eleita.

Então veja que o irmão Branham está tentando mostrar para você que a evidência do novo nascimento é entender a Palavra e ser um reflexo Dela em Sua vida, deixando o Espírito Santo testificar de Si mesmo e do que a Palavra diz.

Há de Acontecer Assim Como a Mim Me Foi Dito (18/08/1950)
De qualquer forma, “ver” não significa olhar. A palavra “ver” significa “entender”. Jesus disse: “Aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode ver o Reino de Deus”. Em outras palavras, ele não consegue entender o Reino de Deus até que ele nasce novamente. Vê?

Devemos fazer a pergunta: o que eles estão realmente ouvindo? Eles não parecem ouvir o que está sendo dito, mas o que eles acham que está sendo dito ou o que eles pensam que estão ouvindo.

É Necessário Ser Nascido de Novo Para Ser Arrebatado

Se você não nasceu de novo, você não irá ao arrebatamento. Então é melhor saber que você nasceu de novo.

Super Sinal (24/06/1962) § 78 [sem tradução]
Agora, deixe-me dizer a você que qualquer coisa fora de ser nascido de novo nunca alcançará o Arrebatamento. A menos que haja um germe de vida dentro de você, você perecerá. Você não pode levantar-se novamente.

Perguntas e Respostas (23/08/1964) §§ 211-212
Pergunta 317: Será que todos os crentes nascidos de novo irão ao Arrebatamento?”.
 Não, só o remanescente, só o remanescente, nem todos os crentes nascidos de novo. (Veja, o irmão Branham não nega que são salvos, mas nem todos os salvos sobem no Arrebatamento. Hoje você vê alguns dizendo: “Jesus já veio. Cristo já veio à terra. As Escrituras já estão cumpridas e nem tente me provar o contrário disso porque eu sou um nascido de novo”. Outros ainda dirão: “Jesus Cristo é Deus mesmo. Não existe essa coisa de que Deus é um Ser e o Seu Filho é um outro Ser. Não existe Filho nenhum. O que existe é apenas um ofício ou atributo chamado ‘Filho’, e não tente me provar o contrário porque eu sou um nascido de Deus”. O irmão Branham continua...) A Bíblia diz: “E o resto dos mortos não viveram por mil anos”, e então eles foram ressuscitados e separados, as ovelhas dos cabritos. Nem todos os nascidos de novo irão no... de acordo com a Escritura. (Pergunta 318) Qual é a evidência de que uma pessoa está realmente cheia do Espírito Santo? João 14:26: “Quando o Espírito Santo vier (vê?), Ele lhe mostrará coisas por vir”. Vê? Ele vai ser um... Ele aperfeiçoará isso(O que o Espírito Santo vai aperfeiçoar? O Entendimento da Palavra. Agora, pensa você que o Espírito Santo foi enviado para aperfeiçoar uma doutrina unicista? Pensa você que o Espírito Santo foi enviado para criar uma nova forma de nicolaísmo disfarçado de grupo da Mensagem?) homens manufaturados não farão isso; (Você é arrebatado quando nasce de novo ao ouvir a Mensagem da hora, mas uma mensagem manufaturada com um unicismo disfarçado ou com qualquer outra coisa misturada não pode produzir um arrebatamento) e Ele é a Palavra.

O Novo Nascimento é a Revelação de Jesus Cristo

O que é o novo nascimento, segundo o irmão Branham?

Cristo é o Mistério (28/07/1963) § 234
O que é o novo nascimento então? Você diria: “Bem, irmão Branham, o que é o novo nascimento?” É a revelação de Jesus Cristo pessoalmente para você. Amém! Está vendo? Não que você se uniu a uma igreja, apertou uma mão, fez algo diferente, disse um credo, prometeu viver de acordo com um código de regras. Porém Cristo, a Bíblia, Ele é a Palavra que foi revelada a você. E não importa o que alguém diga, o que aconteça, é Cristo; pastor, sacerdote, seja o que for. É Cristo em você, que é a revelação sobre a qual a Igreja foi edificada.

Porém essa revelação vai além de uma concepção intelectual da doutrina

A Segunda Vinda (20/02/1955) § 28 [sem tradução]
Agora, você pode ter uma fé intelectual pelo ouvir a Palavra, e entendendo-a em sua mente, e aceitá-la sobre essa base, que é a fé intelectual. Mas a fé da qual Jesus estava falando em São João 5:24, “Aquele que ouve a Minha Palavra e crê Naquele que Me enviou tem a vida eterna”, isso não vem da fé intelectual; isso vem da experiência do novo nascimento. Como um homem pensa em seu coração, ele é nascido de novo. E a partir daí surge o pensamento, a sua alma, não da sua mente, mas da sua alma, algo que diz a ele que está errado. (Nós estudamos dias atrás que você ouve a Deus com a sua alma e com o seu coração. Também estudamos que a fé divina, que é a revelação, provém do coração, e não da mente. Portanto é somente em um nascido de novo que estes canais irão funcionar como um meio de se conhecer a Verdade) E que o contrário está errado. Amém. Eu espero que você entenda isso. Você sabe disso de qualquer maneira.

Certo, o irmão Branham está dizendo que aquele que experimenta o novo nascimento sabe discernir o que é falso e o que é verdadeiro, porque Cristo, que é a Palavra, e que é uma espada de dois gumes e que discerne até as juntas e medulas, sabe lhe mostrar onde está o erro. Mas não há como conhecer a Cristo e Sua Palavra a não ser pela revelação. Fora a revelação não pode haver salvação.

Cristo é o Mistério (28/07/1963) § 250
A única maneira em que você é salvo é conhecê-Lo pela revelação.

Vejamos algumas palavras do irmão Brian Kocourek sobre o novo nascimento

Há uma grande diferença entre saber de algo intelectualmente como um credo e ter isso revelado a você em sua alma. Muitas pessoas chegam nesta Mensagem e podem ter sido boas pessoas de igreja, e muitos têm saído da Mensagem. Isso porque eles nunca foram nascidos de novo, e eles realmente nunca tiveram qualquer experiência com Deus.

A evidência do batismo ou do novo nascimento não é apenas uma concepção intelectual da Palavra para a hora, mas é uma verdadeira audição, reconhecer e então agir sobre a Palavra. O irmão Branham disse: “Se você recebeu a Vida de Cristo na sua ela Se expressará em você”. Tem que ser. Será que nós somos chamados para nos tornar branhamitas? Deus nunca nos chamou para essa finalidade. Ele nos chamou para que nos tornássemos no que éramos para ser, filhos e filhas de Deus.

Então não pense: “Graças a Deus que eu nasci em uma igreja da Mensagem, então está tudo bem comigo”, porque a menos que você tenha recebido um novo nascimento você ainda irá perder o arrebatamento.

Se muitos têm a doutrina correta pela revelação e não somente por uma concepção intelectual, então essa mesma doutrina terá que produzir a Vida da revelação que é o próprio Cristo em nós, a esperança da glória. Fé é uma revelação e se ela é realmente revelada ela deve manifestar uma energia e essa energia deve manifestar-se em uma ação.

A palavra “revelação” significa “manifestação da verdade divina”. E se não houver uma manifestação de Cristo em você, não há a revelação de Cristo em você. Porque crer e revelação não são a mesma coisa. Revelação significa que há uma manifestação para o que você crê.

Cristo é o Mistério § 240
O novo nascimento é Cristo, é a revelação. Deus tem revelado a você este grande mistério, e isso é um novo nascimento. Agora, o que você vai fazer quando você reunir todo esse grupo, onde a revelação está perfeitamente em harmonia, e Deus expressando-a através de Sua Palavra pelas mesmas ações, as mesmas coisas que Ele fez, fazendo a Palavra manifestar? Oh, se a Igreja tão somente soubesse a sua posição! Ela saberá, um dia. Então o Arrebatamento se irá quando Ela souber o que Ela é.
Note que ele diz “pelas mesmas ações que Ele fez”. Isso é o que ele disse aqui. Portanto, o novo nascimento é um evento real. Muitas pessoas olham para isso como se simplesmente aconteceu e eles não têm certeza de quando que isso aconteceu, mas eles presumem que eles o têm, porque eles freqüentam a igreja certa. Isso é pura bobagem, e a pessoa que pensa assim nunca nasceu de novo.

Muitos dizem: “Bem, temos o irmão Branham, cremos que ele é um profeta de Deus. Temos o irmão Vayle, cremos que ele é um mestre”. E esse tipo de pensamento é carnal. Você não entrará no Arrebatamento com base na vida do irmão Branham ou do irmão Vayle. Você vai entrar no Arrebatamento baseado em ser um filho ou filha de Deus nascida de novo. E o nascer de novo é uma experiência de alteração de vida(Não uma alteração de grupo. Não uma alteração de tabernáculo. Não uma alteração de pastor. Não a alteração de alguma doutrina simplesmente) E se a sua vida não foi alterada para servir ao Deus vivo, como que você poderá crer que você passou pela experiência do novo nascimento? Você nunca terá isso dizendo que Lee Vayle é o mestre, porque a Bíblia diz que o Espírito Santo é o mestre. É Ele que nos ensina.

O irmão Vayle disse em várias ocasiões para o irmão Brian: “Brian, há pessoas que estão dizendo que uma vez que Lee Vayle partir, não haverá mais o ensino, mas isso é pura tolice, pois o Espírito Santo é o Mestre, e enquanto o Espírito Santo ainda estiver aqui haverá o ensinamento”.

A Fé Somente Reconhecerá a Palavra

A fé intelectual pode dar crédito a qualquer doutrina ou Palavra, basta fazer sentido para a sua razão e intelecto. Mas a fé que vem pela revelação não reconhece nenhuma doutrina ou teoria, a não ser a Palavra. Pode não fazer sentido para a razão, mas a fé divina aceitará a Palavra de Deus como sendo a verdade.

Nomes Blasfemos (04/11/1962)
E a maior parte da nossa fé é fé mental. Pelo ouvir a Palavra, nós... Traz-nos ao reconhecimento mental de Deus. Mas se isto vier de cima, oh irmão, se chegar a alcançar isto, tem uma fé pia, espiritual. Então o que essa fé faz? Essa fé reconhece somente a Palavra. Não importa o que qualquer outra coisa diga, ela só reconhece a Palavra, porque “No princípio era a Palavra, e a Palavra estava com Deus e a Palavra era Deus”. (E a Palavra ainda é Deus.) “E a Palavra se fez carne, e habitou entre nós”. E quando a própria Palavra está derramando-se na nossa fé, nossa fé mental torna-se uma revelação espiritual... “E sobre este fundamento edificarei a Minha Igreja”, veja, não sobre um conceito mental de unir-se à igreja, um conceito mental daquilo, mas sobre a revelação. Quando os córregos de graça estão derramando-se nessa fé mental que você tem, então sobre isto, uma revelação espiritual: “Eu edificarei Minha Igreja e as portas do inferno não podem prevalecer contra Ela”. Está vendo? Isso mostra que seriam contra Ela, mas nunca prevalecerão. Oh, que coisa gloriosa... (Depois ele diz:) Agora, vindo do Espírito Santo, o que vem? Então Ele dará a você fé sobrenatural, fé espiritual, isso aqui na parte de baixo. (Refere-se ao coração, à alma) Então essa fé espiritual reconhece apenas a Palavra. Não importa o que qualquer outra pessoa diga, não adianta nada. Essa conhece só a Palavra. Se alguém disser: “Os dias dos milagres passaram”, essa fé só conhece a Palavra. Alguém diz: “Não existe essa coisa de batismo do Espírito Santo”. Essa fé só conhece a Palavra. Essa é a verdadeira fé espiritual. Você está vendo? Isso mesmo. Está vendo? Ela só conhece a Palavra.

A Igreja e Cristo São Um

Então não devemos ser cristãos artificiais. Se dissermos que somos a Esposa de Cristo, porque é isso que a Igreja e os cristãos são, então temos que ser fiéis em nossa confissão. Se você diz que é cristão, você está dizendo que você é semelhante a Cristo, pois você tem ouvido a Sua Voz e tem sido transformado por Ela. Mas se sua confissão não for sincera, seria o mesmo que um voto falso que uma mulher dá ao seu marido quando se casa com ele. Se o voto não for sincero, o casamento torna-se sem eficácia, pois se o casal realmente não se ama eles estão apenas fingindo que amam.

O Casamento do Cordeiro (21/01/1962) §§ 92-102
Se uma mulher não está conectada com o homem fielmente, então ele não é o marido dela. É apenas um homem ao qual ela deu um voto de viver com ele, e ela deu um voto errado. Ela jurou amor a ele, e ela disse que o amava; e ela não o amava. O tempo todo o homem foi enganado. Mas há uma coisa que é certa, amigos; nós não vamos enganar a Cristo. Ele conhece os Seus. Mas, veja, primeiro, uma decisão é feita, depois o noivado, então a promessa, então a cerimônia. E é quando a noiva – a noiva toma o nome do noivo. Ela não leva mais o seu próprio nome; ela toma o nome do noivo. E então quando a igreja tem a cerimônia, faz suas promessas, então ela toma o Nome do Noivo. Então ela não mais é uma igreja do mundo; ela é a igreja do Senhor Jesus Cristo. Amém. Não quero dizer por Nome; eu quero dizer por nascimento, por natureza, pelo poder de Deus. Através da verdade revelada de Deus no coração ela se torna uma igreja cristã, a grande e universal igreja cristã apostólica. Ela se torna uma parte de Cristo. Quando ela faz isto, ela... Cristo injeta nela Seu próprio Espírito, Sua própria vida. E a Bíblia disse a Adão e a Eva ali: “Não são mais dois, mas um.” E quando a mulher, a igreja, está casada com Cristo, não são mais dois. São um: Cristo em vós. Amém. É isto. A vida Dele tem sido trazida a você. Então você se torna a Noiva. Então, outra coisa. Depois que ela tem tomado todos estes votos e assim por diante, e a cerimônia é realizada... Como o nome da minha esposa que era Broy antes que se casasse. Agora, não é mais Broy; ela é Branham. E quando você vem a Cristo, você não é mais do mundo; você é de Cristo. Você não se importa então pelas coisas do mundo. Elas estão mortas para você. “Porque aquele que ama o mundo, ou as coisas do mundo, o amor de Deus não está nele.” Então (Vê?), você não pode ser um cristão artificial. Você pode ser um cristão artificial professo, mas você não pode ser um cristão até Cristo ser injetado em você através do batismo do Espírito Santo. Então você está ligado com Ele, e não são mais dois; são um. Cristo prometeu estar em nós, como o Pai estava em Cristo. “Eu e Meu Pai somos Um. Você e Eu somos Um,” (Essas palavras de Jesus são usadas pelos unicistas para fazer do Filho a própria Pessoa de Deus, mas então isso faria de nós o próprio Deus também porque aqui o irmão Branham diz que nós e Deus também somos um) (Vê?) Cristo em nós. Tudo o que Deus era, Ele derramou em Cristo; e tudo o que Cristo era, Ele derramou na igreja para continuar a obra do Evangelho. Então nos tornamos ligados a Cristo, não por nome artificial, mas através de uma realidade do Espírito Santo de Vida. Então, através do poder de Sua ressurreição, somos tirados das coisas mortas do mundo e colocados com Ele em lugares celestiais. Amém. Eu gosto disto.

Nenhum Membro do Corpo de Cristo Se Perderá

Então hoje a razão de não sermos consumidos é porque somos uma parte de Cristo. Não é por causa de alguma obra de justiça que tivéssemos feito, mas por causa da obra de justiça feita por Cristo, nosso Esposo. A Igreja e Cristo passam a ser um. Portanto nenhum filho de Deus pode se perder, pois tirar um membro do Corpo de Cristo seria o mesmo que amputar uma parte de Si. O irmão Branham disse que quando Sara riu da promessa que Deus havia feito, Ele poderia ter tirado a sua vida, porém Deus não poderia fazer isso sem também ferir ao Seu servo Abraão que era um corpo com Sara.

A Aliança de Abraão Confirmada (10/02/1961) § 80 [sem tradução]
Quando Sara duvidou de Deus, Deus teria se livrado dela, mas Ele não podia fazer isso. Por quê? Ela é parte de Abraão. Essa é a razão que quando fazemos algo de errado, Deus nos mataria. Eu nunca poderia vir aqui e pregar um avivamento, nenhum outro pregador poderia; você nunca teria um avivamento. Você seria cortado para sempre, mas Ele não pode fazer isso. Ele corta o Seu próprio Filho fora se Ele fizer. Vê? Pois a mulher é uma parte do marido. Eles não são mais dois; eles são um. Então Ele não poderia ter ferido Sara sem ferir Abraão. Então Ele teve que aceitar Sara. É dessa maneira que Deus faz conosco. Nossos pecados, Ele teria Se afastado de nós há muito tempo atrás, mas estamos em Cristo. Amém. Veja, por isso que Ele perdoa os nossos pecados.

Por amor a nós? Não. Por amor ao Seu Filho. Quando Adão aceitou pecar foi para conservar a palavra que ele deu à sua esposa. Adão estava preso à sua palavra quando disse a ela que ambos eram uma só carne. O que ele estava afirmando com isso era de que onde ela estivesse, ele estaria com ela. Se antes então ele havia declarado o seu amor, após saber que sua esposa havia pecado era necessário agora prová-lo. Tudo isso funcionou como um tipo, pois Deus não nos ama apenas com palavras, mas com um amor sacrificial. Adão abriu mão da sua comunhão com Deus para estar com sua esposa compartilhando do mesmo pecado que ela, e da mesma maneira, Cristo abriu mão da Sua comunhão com o Pai nos Céus, para descer até aqui e participar do mesmo corpo de pecado que nós temos, para assim ter a certeza de que onde Ele estivesse nós estaríamos com Ele. Adão redimiu Eva, pois se não tivesse aderido ao pecado dela, só ela sairia do jardim e se perderia. Então Deus agora salva Eva por amor de Adão e do sacrifício que ele fez, assim como hoje Deus só salva a Igreja por amor ao sacrifício que o Seu Filho fez por Ela. Hoje a Igreja e Cristo formam uma unidade, e assim como Deus e o Seu Filho são um, nós e Deus também nos tornamos um.

Cristo é o Mistério (28/07/1963) § 591
A Liderança e o Corpo têm se tornado uma unidade. É Deus manifestado em Seu povo. Essa é a razão pela qual o marido e a esposa não são mais duas pessoas; eles são uma. Deus e Sua Igreja são um: “Cristo em vós”, a grande revelação de Deus. Glória a Deus! Até mesmo levando o Seu Nome; Seu Nome é Jesus, o Ungido. A razão pela qual Ele se chama Jesus, Ele é o Ungido. É o Corpo ungido de Cristo, provando, manifestou Deus como Aquele corpo manifestou. E Aquele corpo redimiu a tudo isto, estes corpos, e através dali Deus opera Sua tríplice manifestação, indo para o Reino. Ressuscitado, pagou o preço! Nós estamos redimidos. Deus tem provado isto, vindicado isto.

A Graça Derramada em Nossa Fé Mental

Agora, voltando ao que o irmão Branham disse a respeito de como o Espírito Santo vem e unge a nossa Fé mental e então isso se torna uma revelação espiritual que se baseia na Palavra. O irmão Branham disse que quando a graça se derrama em nossa fé mental então ela se torna em uma revelação espiritual. Isso nos deixa preparado para todas as provas e lutas com que nos deparamos, quando nossa fé ou revelação passa a ser contestada ou combatida.

Pedro foi quem teve a revelação de Quem era Deus e de Quem era o Filho de Deus, e Jesus disse que o que ele havia recebido era uma revelação dada pelo Seu Pai, ou seja, seu entendimento foi iluminado com a revelação do Espírito Santo.

1 Pedro 1:13
Portanto, cingindo os lombos do vosso entendimento, sede sóbrios, (Em outras palavras, seja discreto, cuidadoso) e esperai inteiramente na graça que se vos ofereceu na revelação de Jesus Cristo.

As vestimentas eram duas, uma interna e outra externa. Então quando alguém precisava executar algum trabalho ou literalmente correr, levantava-se a parte externa e era amarrada na cintura. Então Pedro disse aqui que com o nosso entendimento renovado, estamos preparados para nos defrontar com todos os obstáculos que nos sobrevém.

Devemos Ter a Mente de Cristo

Portanto é possível para você ter os próprios pensamentos de Deus dentro de sua própria mente.

A Palavra Falada é a Semente Original 2 (18/03/1962) § 420
Observe que harmonia. Jesus nunca fez nada a não ser que visse o Pai ou o Pai mostrasse primeiro a Ele – a harmonia entre Deus e Cristo. Vê? João 5:19. Do mesmo modo fará a Noiva, e Ele mostra a Ela Sua Palavra de Vida (Ele mostra para Ela), e Ela A recebe. Ela nunca duvida disto. Nada pode Lhe fazer mal, nem mesmo a morte; pois se a Semente foi plantada, a água a fará brotar novamente. Amém. (...) A Palavra está na Noiva e a mente de Cristo para saber o que Ele deseja fazer com a Palavra, e Ela o faz em Seu Nome. Ela tem o Assim Diz o Senhor. (Ela pode trazer à existência coisas que não existem como a semente de Abraão) Então isto germina; então o Espírito Santo a rega até crescer e servir a um propósito. Eles só fazem a Sua vontade. (Amém. Eu crerei nisto.) Ninguém pode persuadi-los a fazer diferente. Eles têm o Assim Diz o Senhor, ou eles ficarão calados. Então eles farão as obras de Deus.

Conclusão

Então o que éramos antes de termos nossas mentes renovadas? Nós fazíamos as nossas próprias obras. Nós seguíamos os nossos próprios programas. Nós tentávamos criar e defender a nossa própria doutrina. Nós sacrificávamos a Palavra de Deus para satisfazer os nossos próprios desejos.

Mas de acordo com o irmão Branham, alguém que possui a mente de Cristo fará as obras de Cristo e não mais as suas próprias obras; ele seguirá o programa de Deus e não mais o seu próprio programa. Ele crerá e defenderá a doutrina de Deus e não mais a sua própria doutrina. Ele sacrificará os seus próprios desejos para não comprometer a Palavra com mais nada, porque ele próprio se torna a Palavra de Deus manifestada. Tudo isso faz parte da evidência do novo nascimento.

A Palavra Falada é a Semente Original 1 (18/03/1962) §§ 168-170
Então somos a Palavra de Deus manifestada. É assim que Deus deseja a Sua Igreja: para manifestar a Si mesmo. (Mas você jamais fará isso se desejar defender uma outra doutrina, pensamento.) Como pode Ele Se manifestar a não ser que a Sua própria semente esteja naquela pessoa? (Quer dizer então que se alguém manifestar outra coisa diferente da Palavra de Deus ele estará também manifestando uma outra semente.) Como pode você usar o seus próprios pensamentos e Deus Se manifestar através de você? Como pode você tomar a sua própria crença e dizer: “Bem, o meu pastor ensina... o meu... o meu... o meu credo diz que isto... Dias de milagres...” como você fará isso e então ser um filho de Deus manifestado? Como você fará isto? A morte de Jesus não significou nada para você. “Oh, eu O aceito... meu Salvador”. Você não aceita! Você diz que aceita, mas você não aceita! Suas obras provam o que você é. Jesus diz a mesma coisa.

Agora vamos voltar ao que o irmão Branham disse sobre o sinal. Qual é a evidência de que você recebeu o sinal do Espírito Santo em você? Qual é a evidência do novo nascimento? Tudo que o profeta disse foi: “Veja o que você fazia antes e compare com o que você está fazendo agora, e aí você terá a sua evidência”. Você ainda continua com os mesmos arrazoamentos? Você ainda continua buscando alguma saída para adequar a Bíblia ou a Mensagem com a sua própria maneira de pensar? Você tem manifestado a Vida de Cristo em você por meio de ações? Faça um julgamento e você saberá se o sinal foi aplicado em sua vida ou não.


AGRADECIMENTO

Por este meio agradecemos a todos os crentes que com seu tempo, esforço e doações, fizeram possível a publicação e distribuição deste material Cristão. Dando a conhecer que não é o trabalho de uma só pessoa, mas uma equipe de crentes dedicados a serviço do Deus Todo-Poderoso, e Senhor do Universo, e de Seus filhos.

doutrinadamensagem@gmail.com

Acompanhe nosso trabalho no Youtube - https://www.youtube.com/c/DoutrinadaMensagem

Siga-nos pelo Face - https://www.facebook.com/doutrinadamensagem

http://diogenestraducoes.webnode.com.br/

E-mail: diogenes.dornelles@yahoo.com.br