sábado, 7 de maio de 2016

Ouça a Voz de Deus

Ouça a Voz de Deus

Diógenes Dornelles

Deuteronômio 28:1-2
E será que, se ouvires a voz do Senhor teu Deus, tendo cuidado de guardar todos os Seus mandamentos que eu hoje te ordeno, o Senhor teu Deus te exaltará sobre todas as nações da terra. E todas estas bênçãos virão sobre ti e te alcançarão, quando ouvires a voz do Senhor teu Deus.

Essa Escritura é muito conhecida, pois ela trata das vantagens que Israel teria em servir ao Senhor Deus Todo-Poderoso. Mesmo sendo um pacto condicional como o do Sinai, onde Deus só prometia abençoar Israel se este povo Lhe obedecesse, Deus está dizendo que tudo que eles precisariam fazer era ouvir a Deus e guardar os Seus mandamentos. Agora, se a primeira coisa que eles deveriam fazer era ouvir a Deus, como Israel poderia então ouvi-Lo? De que maneira? Será que Deus falaria abertamente àquele povo? Bem, Israel estaria ouvindo a Deus se desse ouvidos a Moisés, o Seu profeta que estava ali como o Seu porta-voz ou representante. Moisés era a boca de Deus para o povo e Deus mesmo falava com Moisés face a face conforme as Escrituras mostravam.

Êxodo 33:11
E falava o Senhor a Moisés face a face, como qualquer fala com o seu amigo.

E depois que Moisés partiu foi dito que nunca mais se levantou em Israel um profeta com quem Deus se comunicasse daquela mesma maneira.

Deuteronômio 34:10
E nunca mais se levantou em Israel profeta algum como Moisés, a quem o Senhor conhecera face a face.

E o irmão Branham disse que Deus falava face a face com Moisés porque ele era nos seus dias um tipo de Cristo, com Quem Deus também falaria mais tarde face a face.

Deus Falou a Moisés (31/08/1953) § 13 – sem tradução
Nunca houve um homem em toda a terra, além de Jesus Cristo, que alguma vez falasse face a face com Deus, a não ser Moisés. (Veja que o irmão Branham está dizendo que depois de Moisés, o único com Quem Deus falava face a face sempre que quisesse era com o Seu próprio Filho Jesus Cristo. O irmão Branham disse, por exemplo, que Deus falou com o Seu Filho no jardim do Getsêmani para tratar sobre a Sua crucificação. O Cordeiro olhou nos olhos da Pomba, que era Deus, e disse “Que seja feita não a Minha, mas a Tua vontade”.) “Se houver alguém que seja espiritual ou um profeta, Eu, o Senhor Me tornarei conhecido a ele em visões e sonhos. Mas quanto a Moisés, Meu servo, Eu falo com ele face a face”. Vê? Com certeza, ele era um tipo de Cristo.

Embora o irmão Branham cita aqui apenas Jesus e Moisés, lembre-se que Abraão foi outro que igualmente conversou algumas vezes face a face com Deus, quando Ele Se manifestou a Abraão na teofania de Melquisedeque e depois nos carvalhais de Manre, entretanto isso ocorria de forma esporádica. Moisés e Jesus podiam conversar face a face com Deus todos os dias.

Porém quando Deus tirou Israel do cativeiro egípcio a maneira de Deus falar com todo aquele povo foi através de um só homem. Então quando Israel ouvia a Moisés esse povo estava ouvindo a Deus. Certa vez Deus falou no monte com Israel e o tremor tomou conta daquele povo e pediram para que Deus nunca mais voltasse a falar com eles daquela maneira, antes, que Ele falasse por meio de Seu profeta, e diz a Escritura que Deus gostou disso. Desde então sempre quando Deus quisesse comunicar algo, Ele usava um profeta Seu para falar.

A Maneira de Deus Falar Com os Seus Filhos

Em Gênesis 1:3 vemos a Escritura mencionar: “Disse Deus”. A maneira que Deus usou para fazer e criar todas as coisas foi falar, comunicar algo por meio do diálogo. Era dessa maneira que Deus mantinha uma comunhão com o Seu Filho, e foi por meio de um diálogo entre Ele e o Seu Filho quando Deus disse “Façamos”, que o próprio homem veio à existência. O diálogo sempre foi o meio de comunicação entre Deus e o homem. Ele conversava com Adão no Jardim do Éden. E embora hoje a raça humana tenha caído em pecado, Deus ainda conversa com o homem, embora o próprio pecado tenha limitado dramaticamente essa comunicação, pois ainda que Deus fale com o homem, o pecado impede hoje de o homem ouvir a Sua Voz. Portanto é próprio da natureza decaída do homem não ouvir a Deus. A raça humana hoje possui em si uma propensão natural para rejeitar a Deus e de ouvir a Sua Voz. O homem não quer isto desde quando ele caiu. Lembre-se que quando Adão pecou Deus foi de encontro ao homem para conversar e dialogar com ele, mas tão logo Adão ouviu a Sua Voz tratou de esconder-se Dele. Essa é a natureza pecaminosa do homem. Ele não quer ouvir a Voz de Deus e nem obedecê-Lo.

Senhor, Mostra-nos o Pai e Isto nos Basta (07/09/1953) § 37 – sem tradução
Mas Deus, em Seu universo, como Ele governa as coisas, como ele Se move, e seus movimentos e coisas, e tudo obedece a Ele, tudo. Ele pode dizer para a estrela fazer isso, e ela o fará. Tudo o que Ele fala para... Somente uma coisa que não obedece a Ele e esse é o homem. O homem sabe mais sobre isso do que Ele sabe, então ele é simplesmente – ele tem suas próprias ideias, e deste modo ele não ouvirá a Deus. Mas se um homem simplesmente abrisse os olhos e olhasse ao redor, você pode ver Deus em toda parte.

Entretanto hoje Deus ainda pode falar com o homem, mas de maneira particular conforme a capacidade que cada um possui de ouvir. Portanto Deus pode falar com cada um individualmente, porém não da mesma maneira como Ele fala a um profeta Seu. Teve um sermão do irmão Lee Vayle que eu traduzi onde ele explicou que ninguém ouve a Voz de Deus da maneira como um profeta como William Branham podia ouvir. Alguém pode dizer que ouve ou que já ouviu o Espírito Santo de Deus falar, porém isso certamente ocorre de uma maneira bem diferente como ocorrem com os profetas de Deus.

Na nossa maneira carnal de pensar cremos que seria maravilhoso ouvir abertamente a Voz de Deus e saber o que Ele quer exatamente de nós, assim estaríamos certos de que aquilo que faríamos seria do Seu agrado, afinal esse deve ser o maior desejo de um filho e filha de Deus. Porém existem algumas ciladas neste tipo de pensamento.

Às vezes pode haver uma responsabilidade muito maior para aqueles que conseguem ouvir a Voz de Deus em comparação com aqueles que não conseguem ouvir, porque a punição seria muito maior para alguém que ouviu e que não conseguiu cumprir ou obedecer ao que ouviu, do que com aquele que se rebelou por completa ignorância. Então Deus por amor àquele filho, prefere lhe corrigir de uma forma mais branda, do que normalmente teria que fazer com alguém que ouviu de Deus claramente, mas que mesmo assim não deu conta de obedecê-Lo. Deus conhece a inclinação de cada um, e saberia de antemão se essa pessoa faria o que ouviu ou não. Mas se Deus sabe que alguém não irá acatar o que poderia ouvir, talvez Ele prefira então não lhe falar abertamente para não ter que punir devidamente aquele filho por sua rebeldia, pois nesse caso, teria sido muito melhor se não tivesse ouvido nada. Ou seja, Deus pode não desejar falar abertamente com muitos porque Ele sabe de antemão que Ele teria que depois castigá-los por não terem feito o que eles ouviram de Deus, embora o castigo seja ao mesmo tempo um instrumento usado por Deus para aperfeiçoar os Seus filhos.

Uma outra razão do porque talvez Deus não queira nos falar abertamente seja porque Ele quer ver nossas próprias atitudes. O que temos aprendido com o que estudamos? Se você simplesmente fizesse algo porque ouviu Deus lhe dizer claramente o que deveria fazer, que galardão há nisso fora a obediência? Mas se você faz algo que era do desejo de Deus que você fizesse, mesmo sem Ele ter lhe falado de forma audível, isso seria muito mais louvável, pois haveria muitas coisas mais sendo consideradas aí, como a percepção, sabedoria, sensibilidade, comunhão, temor, intimidade, obediência, amor, etc. Não que alguém que ouvisse de Deus claramente fosse isento dessas coisas, mas a operação da fé se torna mais evidente quando alguém obedece a Deus apenas por fidelidade àquilo que a Sua Palavra lhe diz para fazer, do que ter que ouvir o próprio Deus lhe ordenando. Então o “silêncio” de Deus hoje está servindo para testar nossa fé, nossa aprendizagem e nossa maturidade.

Deus ainda fala com os Seus filhos hoje, porém Ele o fará conforme a disposição espiritual de cada um, pois Deus não trata a todos da mesma maneira. Deus fez cada filho Seu de um modo peculiar, e para cada filho Ele tem uma maneira peculiar de falar e de Se aproximar, portanto a Voz de Deus pode ser ouvida de diversas maneiras.

Ouvir Significa Entender

Agora, nós podemos ouvir a Deus quando também lemos a Sua Palavra, porque o processo de ouvir não está somente em captar algo pelo sentido da audição, mas também pela visão, pois como o irmão Branham acabou de nos dizer, “você pode ver Deus em toda parte”. Podemos ouvir a Deus quando prestamos atenção nas coisas que Ele faz à nossa volta. Na verdade nós ouvimos a Deus hoje não por um dos cinco sentidos da carne, mas através do sexto sentido que é a fé. Portanto quando Paulo disse que a fé vem pelo ouvir a Palavra ele não estava limitando apenas ao sentido da audição, mas desse sexto sentido, que permite que você ouça a Deus segundo as Suas múltiplas maneiras de Se comunicar conosco para compreender a Sua mensagem. Porém lembre-se que o irmão Branham nos ensinou que ouvir significa “entender” o que se ouviu e você prova que entendeu quando obedece.

Ouvindo, Reconhecendo, Atuando Sobre a Palavra de Deus (21/02/1960) § 33
Em primeiro lugar, a fé vem pelo ouvir, ouvir a Palavra de Deus. Então o crente A ouve, A reconhece, e age sobre Ela. (ou seja, obedece) O homem carnal irá ouvi-La, o som Dela, mas nunca... “ouvir” significa “entendê-La”. Olhar para, estar olhando para algo; mas ver isso é “entender” isso. “A menos que um homem seja nascido de novo, ele não pode ver ou entender o Reino de Deus”.

Veja, ouvir tem a ver com entender. O homem carnal pode ouvir pela audição, mas isso não significa que ele ouviu a Deus, a menos que ele tenha entendido o que ouviu. Então você não ouve realmente a Deus com o sentido literal da audição, mas com o sexto sentido da fé que abrange a todos os canais possíveis de comunicação com Deus. Portanto não é apenas ouvindo a um sermão que você estará ouvindo a Deus, mas quando você estiver recebendo e captando a Sua Mensagem em seu espírito.

Hebreus Capítulo Dois Nº 1 (25/08/1957) § 72
“Ouvi-Lo”, não significa apenas ouvir um sermão. Significa ouvir a Ele.

De acordo com o irmão Branham, há coisas profundas de Deus que Ele quer compartilhar conosco, mas para que possamos ouvir, ver ou entender é necessário passar pela experiência do novo nascimento, do contrário você nunca ouvirá, verá ou entenderá o reino.

Deus Não Chama o Homem ao Juízo Sem Primeiro Adverti-lo (24/07/1963) § 174
“Agora”, eu disse, “neste caso, eu – eu estou dando um exame da alma. Vê? E Deus, para a alma, só tem um instrumento, isso mesmo, que é a Sua Palavra. Que é a Sua Palavra. E Jesus disse em São João 5:24 “Aquele que ouve a Minha Palavra”. Agora, esse “ouvir” não significa apenas ouvir a um ruído. Esse “ouvir” significa “receber”. “Quem puder receber a Minha Palavra”, amém, “aquele que a ouve”! (Não fique parado, chame de tolice, “essa coisas, não há nada quanto a Isso. Eu não creio Nisso”) “Aquele que ouve a Minha Palavra!”. Essa é a Palavra de Jesus, o qual, Ele é a Palavra. Aí está você. “Se você puder ouvir a Minha Palavra”, Ele disse, “e crê Naquele que Me enviou, já passou da morte para a vida; e nem sequer passará pelo julgamento, mas já passou disso”.

Uma Voz Mansa e Delicada

O irmão Branham disse que a Voz de Deus é uma Voz mansa, suave e delicada, quase silenciosa, que só pode ser ouvida pelo espírito. A palavra que o irmão Branham costumava usar era “still”, que também quer dizer “silenciosa”, o que significa que não é uma voz audível, mas uma Voz silenciosa que somente pode ser captada e ouvida pela alma e pelo coração do crente que é onde o seu sexto sentido está.

A Personificação do Cristianismo (20/01/1957) §§ 185-186 – sem tradução
Haverá uma igreja do Deus vivo posicionada nos últimos dias. Amigos, somente pela ninhada ou pelo arrulho do Espírito Santo (que é comparado a uma pomba) é que você pode fazer isso. Deus promete ressuscitar você quando você ouvir a Sua voz, aquela voz mansa e delicada que fala nas profundezas de sua alma.

Preparação de Deus (01/04/1954) § 70 – sem tradução
E eu posso ouvi-la testemunhando para alguém. Só então o Espírito Santo disse: “Ana, levante-se. Ele está no templo”. “Onde está Ele, Senhor?” Ela ouviu aquela Voz mansa e delicada falar em seu coração. Ela levantou-se.

Veja que é com a sua alma que você escuta a Voz de Deus e não com o sentido literal da audição. Porém só poderemos ouvir a essa Voz se nos aquietarmos. Enquanto estivermos ouvindo a outras vozes ou mesmo a nossa própria voz, o que pensamos e entendemos, nunca estaremos preparados para ouvir e entender a Voz de Deus. Devemos falar com Deus e depois nos aquietar, ficar em silencio e esperar.

A Fé dos Filhos de Abraão

Agora, vamos voltar àqueles exemplos que o irmão Branham nos citou, porque ele disse que em toda a terra o único que conversou com Deus face a face além de Jesus Cristo foi Moisés. Porém como nós vimos, Abraão também falou com Deus face a face, e todos nós somos filhos de Abraão e herdeiros segundo a promessa. Então como filhos de Abraão todos nós devemos ouvir a Voz de Deus assim como o nosso pai Abraão ouviu. Portanto para que alguém ouça a Voz de Deus é necessário que ele seja semente de Abraão, um eleito de Deus para ouvir e entender.

O Chamado de Abraão (16/11/1955) § 26 – sem tradução
Observe. Abraão ficou mais forte com o passar dos dias; ele ficou mais forte, crendo, ele e Sara. Agora, se Deus chamou Abraão, e Abraão tinha esse tipo de fé porque Deus o chamou, os filhos de Abraão têm o mesmo tipo de fé. (O sexto sentido) Agora, a única razão pela qual Abraão teve essa fé foi porque Deus viu a qualidade nele, e o chamou, (Deus sabia que Abraão levava os Seus genes. Abraão era uma parte de Deus. Portanto as qualidades que Deus viu em Abraão eram as Suas próprias) e falou com ele face a face. E cada pessoa que é eleita por Deus, vem e recebe a fé de Abraão quando eles têm uma conversa face a face com Deus. Agora, qual é a semente de Abraão? Vamos descobrir em apenas um minuto. Agora, a semente de Abraão era Isaque. Isaque. Através de Isaque veio Cristo. Nós somos... A Bíblia diz: “Nós, estando mortos em Cristo levamos a semente de Abraão e somos herdeiros segundo a promessa”. A mesma promessa que Ele deu a Abraão é a promessa que Ele nos dá. Se estamos mortos em Cristo, nós levamos a semente de Abraão, e somos herdeiros segundo a mesma promessa. E então a mesma fé que estava em Abraão habita em seus filhos, que chamam aquelas coisas que não são como se fossem, porque Deus disse assim.

Porém Abraão somente chamou à existência coisas que ainda não existiam porque ele primeiro ouviu de Deus pelo seu sexto sentido e creu. Você somente pode como filho de Abraão chamar à existência coisas que não existem se primeiro você ouvir de Deus para chamá-las. Abraão ouviu, entendeu e chamou à existência. E aqui o irmão Branham disse que essa é a nossa herança.

E não somente isso. Se somos herdeiros de Abraão e se somos sua descendência espiritual, podemos falar com Deus face a face, assim como nosso pai Abraão também falou. Temos direito às mesmas bênçãos que Abraão recebeu de Melquisedeque e também ao mesmo companheirismo que ele teve com Deus.

Ordenados Para Ouvir

Então como já vimos até aqui, para que alguém possa ouvir a Voz de Deus ele deve primeiro ser um eleito, alguém ordenado por Deus para ouvir. É por essa razão que alguns andam por vários ismos e diferentes doutrinas, porque não foram ordenados para ouvir a Voz de Deus. Mas todo homem ou mulher que foi predestinado para ouvir a Sua Voz buscará a Ele por sua segurança.

O Caminho Provido Por Deus (01/12/1953) § 75 – sem tradução
E eu creio que hoje, quando os sinais e maravilhas estão aparecendo em todos os lugares da vinda do Filho de Deus, eu creio que cada homem ou mulher que é ordenado por Deus para ouvir a Voz de Deus, ouve a esse rebocador, eles empurram para a arca tão rápido quanto eles podem ir, ficando em segurança; pois é o caminho provido por Deus para o homem escapar.

Algo Acontece Quando Deus Fala Com Você

Uma pessoa não pode ser mais a mesma depois de ouvir a Voz de Deus. Quando uma pessoa escuta a Sua Voz, ela é transformada. Quando Abraão ouviu a Voz do Senhor pela primeira vez sua vida mudou para sempre, indo para um lugar desconhecido. Quando você ouve a Voz de Deus isso fará você ir para lugares que você nunca foi antes; fará você fazer coisas que você nunca fez antes; fará você pensar e compreender coisas que você nunca sonhava entender. Deus nunca fala algo que não possa ter algum retorno para Si mesmo, pois as Suas Palavras não podem voltar vazias para Ele, portanto quando alguém escuta a Voz de Deus algo tem que acontecer.

Apocalipse Capítulo Quatro Nº. 1 (31/12/1960) § 116
Quando você ouve a voz de Deus falar com você, algo acontece. Amém! Oh, isso aconteceu com você assim? Isso aconteceu comigo, há trinta e um anos atrás, e eu nunca fui o mesmo desde então. Oh, quando Ele disse: “Vinde a Mim, todos vós os que estais cansados e oprimidos, e Eu vos aliviarei”. Isso me mudou.

Uma vida não pode ser mudada ou transformada até que ela tenha um encontro real com Deus face a face e ouvir a Sua Voz.

Desde Então (31/12/1959) § 72 – sem tradução
Quando um homem ou uma mulher, não me importa quantos votos vocês fizeram, ou quantas páginas novas vocês viraram, até que você se encontre com Deus você não pode ser mudado. Mas quando você uma vez se encontra com Deus, então você é mudado para sempre. Não somente mudou a Moisés, mudou Israel. Mudou o Egito. Isso mudou o mundo naquele tempo, porque um homem se encontrou com Deus, e O aceitou em Sua Palavra. O que precisamos hoje é de alguém que se encontre com Deus face a face e converse com Ele. A situação... Quando os homens se encontram com Deus, as coisas são mudadas. Certamente. É dessa única maneira que podemos ter as coisas. E desde então, o covarde Moisés, o Moisés que estava correndo, tinha sido mudado. E desde então ele se tornou o servo do Senhor. Isso sempre funciona dessa maneira. Quando um homem se encontra com Deus, as coisas são mudadas.

Ouvir a Voz de Deus Faz Você Fazer Coisas Estranhas

O irmão Branham disse que aquele que escuta a Voz de Deus torna-se um homem e uma mulher persistente. Porém isso não quer dizer que aqueles que ouvem outra voz que não seja a de Deus não sejam persistentes naquilo que eles creem ou fazem, porém eles estarão sendo persistentes em algo que está errado. Aqueles que ouvem a Deus começam a fazer coisas que para um incrédulo parece algo estranho. Abraão fez coisas estranhas; Moisés fez coisas estranhas; você faz coisas estranhas aos olhos dos outros quando você ouve a Voz de Deus.

Perseverança (16/11/1963) §§ 96-98 – sem tradução
Eu quero que você observe. Um dia ele é um covarde correndo, (Está falando de Moisés) e no dia seguinte ele é um – um radical, no dia seguinte; quando ele tinha deixado o Egito, quando ele tinha todo o exército em suas mãos, para libertar o povo. E, sabe, quando você ouve a voz de Deus, Ele faz você agir de forma estranha, fazer coisas estranhas, esquisitas e peculiares. Agora apenas pense, ele está com oitenta anos de idade agora, provavelmente com uma barba pendurada até a cintura, talvez com sua cabeça calva brilhando, cabelo em volta do seu pescoço. E aqui está ele em seu caminho para o Egito, com sua esposa montada em uma pequena mula, e o bebê em seu quadril; uma vara torta na mão, olhos para cima, apenas louvando a Deus. Que visão de aparência estranha! “Aonde você vai, Moisés?”. “Nós estamos indo para o Egito, para assumir o controle”. A invasão de um homem só! Você não pode pará-lo. Ele foi persistente. Por quê? Ele tinha ouvido a voz de Deus, aquilo foi o suficiente para torná-lo persistente. (Se você foi predestinado para ouvir a Voz de Deus, quando você O ouve isso te torna persistente. Nada pode parar você.) Um homem velho, de oitenta anos de idade, estava indo para assumir a nação, e ele fez isso. Ele tinha ouvido a voz de Deus. Como é que ele vai assumir o controle com essa vara em sua mão? Um exército treinado, um milhão de homens que lá estão, mais de um milhão de homens, que tinha conquistado o mundo naquele dia; e aqui vai um homem velho, de oitenta anos de idade, com uma mulher sentada em uma mula, e um pedaço de pau na mão, indo para conquistar a nação. Ora, as pessoas teriam pensado que ele estava louco. Sabe, quando você ouve a voz de Deus, e ouve a Palavra de Deus, você é uma espécie de loucura para o mundo. Mas se você ouvir a Voz, você sabe o que está fazendo.

Sim, quando você ouve a Voz de Deus você chama à existência coisas que não existem; você confessa a Palavra que ouviu de Deus e se mantêm persistente Nela, ainda que muitos não consigam entender, porque você sabe no que você está crendo e falando.

Perseverante (19/07/1962) § 44 – sem tradução
E Moisés era muito persistente. Ele não esperou até que ele formasse um exército. Sabe, às vezes quando você se torna persistente e escuta a voz de Deus, isso faz você fazer coisas ridículas para a mente carnal. Você age estranho, esquisito. (Sim, você pode fazer coisas estranhas, mas tudo isso será dentro da Palavra. Na verdade elas somente podem parecer estranhas para aqueles que não conhecem a Palavra ou que A distorcem) Você é uma pessoa estranha.

A Voz de Deus Nestes Últimos Dias

Assim como Israel podia ouvir a Voz de Deus ao ouvir a todas as palavras ditas pelo profeta Moisés, a igreja gentílica hoje possui essa mesma prerrogativa de ouvir a Voz de Deus ao dar atenção à Mensagem e ensino do irmão Branham, que foi a Voz de Deus nestes últimos dias para os filhos de Abraão. Assim como Moisés, o irmão Branham também ouviu a Voz de Deus, não somente lendo as Escrituras, mas ouvindo a Voz do Espírito Santo falando com ele ou mesmo por meio de um anjo vindo da Presença de Deus para falar com ele face a face. Foi desta forma que o irmão Branham disse que nos trouxe a sua mensagem, ouvindo e aprendendo direto de Deus.

A Escritura na Parede (30/01/1958) § 45 – Sem tradução
O que você está fazendo? Apenas andando de um lado para o outro para o bar, e por aí em algum outro lugar, e lá para a festa de rock-and-roll, e lá adiante para a pequena igreja formal; e ouvir o pastor pregar algo. Oh, ele agrada o seu ouvido, com certeza, certamente, apenas algo; porque é um vale-refeição. Você nunca me contratou para vir aqui, você não poderia me demitir, porque eu sou contratado por Deus. Certo. Nenhum bispo, ou nenhum arcebispo, ou nenhuma igreja me diz o que pregar; eu ouço a Deus, eu tenho a Sua Mensagem, isso é tudo. Eu não preciso do seu dinheiro, eu não vim pelo seu dinheiro, não quero nada disso. Eu vim para avisar você, no nome de Cristo. Prepare-se, a hora está próxima, e poderia ser antes do amanhecer: o fim da era da igreja. Eu não digo que vai ser, mas poderia ser. Estou apenas apontando as Escrituras e os fatos.

Então com isso podemos entender perfeitamente que William Branham foi a Voz de Deus para a Noiva neste tempo do fim.

Minha Comissão (05/05/1951) § 40 – sem tradução
Agora, eu sou apenas seu irmão, pela graça de Deus. Mas quando o Anjo do Senhor se move, Ele se torna então uma Voz de Deus para você. Talvez... Se eu ofendi você por dizer isso, me perdoe. Mas eu senti que pudesse ser ofensivo. Mas eu sou a Voz de Deus para você. Vê?

O irmão Branham explicou em certa ocasião de que Deus usou a voz dele para poder declarar a Sua Mensagem para nós.

Os Ungidos dos Últimos Dias (25/07/1965) § 269
Agora, que quero que vocês saibam que isto é seguro, e você que ouvir essa fita. Você poderia ter pensado hoje que eu estava tentando dizer sobre mim mesmo, sendo que estava levando esta Mensagem. Eu não tenho nada mais do que nada a ver com Isso, nada mais do que apenas uma voz. E, minha voz, até mesmo contra o meu melhor julgamento; eu queria ser um caçador de animais com armadilhas. Mas é a vontade de meu Pai que declaro fazer, e estou determinado a fazer. Não fui eu Aquele que apareceu no rio; eu estava somente de pé lá quando Ele apareceu. (No batismo do rio Ohio em 1933, foi através da própria boca de William Branham que Deus falou da Sua comissão para precursar a segunda vinda de Cristo por meio de Sua Mensagem.) Não sou eu Quem realiza estas coisas e prediz estas coisas que acontecem tão perfeitas como são; eu sou somente quem está perto quando Ele o faz. Eu fui somente uma voz que Ele usou, para dizê-Lo. Não foi o que eu sabia; é a que eu simplesmente me entreguei, por quem Ele falou.

E o irmão Branham não somente ouvia a Deus; mas ele também conhecia os Seus pensamentos. O irmão Branham conhecia a mente de Deus. Foi assim que se expressou o congressista William Upshaw, quando ele foi curado em uma das campanhas Branham após ter usado muletas por 66 anos:

Sentei-me na entrada, ainda orando pela “fé apropriada”, mas firmado de certo modo naquele contato, e... aquele contato com o Senhor de há 60 anos atrás. Outros estavam sendo curados todos ao redor de mim. Então o irmão Branham, exausto, foi carregado da plataforma. Anjos estavam pairando por perto e eu sabia que minha abençoada esposa e seus “guerreiros de oração” estavam me cobrindo de orações. Eu me lembrei de como ela disse: “Quando você está tentando guiar um pecador para Cristo, você diz: ‘Aceite, confesse Cristo e vá... Ele fará o restante e trará o sentimento’”. Essa foi a pedra de toque. O irmão LeRoy Kopp, pastor do Templo Calvário, voltou ao púlpito e disse: “O irmão Branham diz: ‘O CONGRESSISTA ESTÁ CURADO!’.” Meu coração pulava. Eu disse dentro de minha combatente alma: “Branham conhece a mente de Deus... Eu sairei e aceitarei o Senhor como o meu Curador”. E eu deixei de lado minhas muletas e comecei a andar em direção ao saltitante LeRoy Kopp e a minha alegre esposa gritando... e as bases do céu caíram!

O irmão Branham não somente esteve face a face com Deus, mas ele também disse à Lee Vayle que todos os seus pensamentos eram de Deus.

Alfa e Ômega (4/05/1986) §§ 83-84, 103 – Lee Vayle
E na fita enviada para mim ele disse: “Lee”, ele disse, “nós não temos tido um profeta como Moisés por dois – por dois mil anos até agora – até agora – não temos tido um profeta como Moisés, nem como o apóstolo Paulo por dois mil anos desde então até agora onde Deus falou face a face”. Essas são palavras muito boas de qualquer modo. Em outras palavras, o irmão Branham estava alegando o mesmo privilégio do apóstolo Paulo e de Moisés onde ele falou face a face com o Deus Todo-Poderoso, revelando a Palavra para esta hora. (...) Ele disse: “Estou face a face com Deus, Lee”. Isso está exatamente na fita. Conversando face a face com Deus. Todos os meus pensamentos são de Deus”, ele me disse isso lá no passado em 1964.

Se Você Viu a William Branham Você Viu a Deus

Assim como Moisés, o irmão Branham tinha uma intimidade muito pessoal com Deus e com Sua Palavra. Ele sempre estava na Presença de Deus, e não somente isso, mas uma vez que ele nos comunicou a Mensagem de Deus para este dia, o irmão Branham nos colocou face a face com Deus também, por estarmos diante de uma Mensagem e um ministério vindicado, onde mais uma vez o ministério do Filho do Homem se fez presente como nos dias de Jesus. Neste período da abertura da Palavra para a Noiva onde o tempo e a eternidade estão se misturando, Ela está sendo colocada face a face com Deus, da mesma forma como Abraão, Moisés e Jesus estiveram, porque o tempo da perfeição tem chegado.

Perguntas e Respostas Sobre a Deidade 6 (3/02/2001) § 96 – Lee Vayle
Agora, esse é o tempo do fim quando a perfeição chega, o que significa que todas as sete partes das sete eras da igreja está terminado. E estamos agora no processo do “face a face” porque Deus está presente e a Parousia – falaremos sobre isto em outra ocasião – quer dizer “Presença”; e “Presença” no Antigo Testamento é face, f-a-c-e. E quando isto diz que Deus estava presente a Moisés, e Moisés estava presente a Deus, isso era face a face. Agora você diz: “Bem, eu não acho que eu vi Deus face a face”. Se você viu o irmão Branham, você viu a Deus, porque isso é tudo que você verá disso. E quando ele esteve face a face com Deus e contou a você, então você tem uma procuração, você está absolvido, e você viu face a face.

Estamos Face a Face Com Deus

A palavra “Presença” também quer dizer “face”, então dizer que estamos na Presença Dele, significa que estamos diante de Sua face. Todos que estiveram face a face com Deus passaram por uma transformação. Quando se ouve a Voz de Deus algo tem que acontecer. A Noiva agora tem visto a Deus face a face por estar ouvindo a Sua Voz na Palavra revelada deste dia, e Ela precisa ver Deus face a face para ser transformada e ir para o Arrebatamento.

Moisés foi um fugitivo por quarenta anos, mas no dia em que ele esteve face a face com Deus e ouviu a Sua voz, algo aconteceu que mudou sua vida para sempre. E essa é a experiência que cada crente que recebeu o Espírito Santo deve de ter.

Este Sou Eu (24/11/1960) § 16 – sem tradução
Moisés com toda a sua formação, ele podia até mesmo ensinar a teologia dos egípcios. Ele não voltou para o Egito e Deus não o mandou de volta para reaver suas matemáticas ou sua estratégia de guerra. Ele nunca o enviou de volta lá para dar mais um grau na faculdade. Porque Ele o encontrou em uma sarça ardente nas areias sagradas por trás do deserto, e para dar-lhe uma experiência que você não poderia explicá-la longe dele. Com toda a sua teologia, ele cometeu um erro, e ele era um fugitivo de Deus, mas quando ele se encontrou face a face com Deus, algo aconteceu a ele que ele estava pronto para voltar ao Egito. Não importam quais fossem as circunstâncias, ele estava em seu caminho, porque ele teve uma experiência. Ele sabia sobre o que ele estava falando. É dessa maneira com cada crente que recebeu o Espírito Santo.

As Vozes do Dia

Porém hoje a Voz de Deus está se tornando cada vez mais rara de se ouvir devido a outras vozes que estão surgindo e se contrapondo a Ela. Hoje há muitas vozes, muitas doutrinas sendo pregadas que entorpecem os sentidos das pessoas impedindo de ouvirem a Voz de Deus que tem sido sufocada e se tornado em algo raro em nossos dias.

Ouça Sua Voz (05/10/1958) § 67
Agora, Jesus aos doze anos, o qual foi o nosso exemplo, disse: “Não sabeis que Eu deveria estar na casa de Meu Pai?” Não é de admirar que a Voz de Deus seja uma coisa rara hoje em dia. Ela é sufocada por tantas vozes diferentes, por tantas coisas que escurecem e tiram. Chega a um ponto até que entorpece nossos sentidos, até que não possamos ouvir a Voz de Deus. Nossos sentidos, de onde deveríamos nos mover e entender que vocês são homens e mulheres, e que vocês são a criação de Deus, e que foram colocados aqui para servi-Lo, mas a voz de Satanás e dos falsos profetas... “Oh, seja moderno”.

Há muitas vozes sendo propaladas hoje que servem apenas para distrair a Noiva da Voz de Deus. Por haver tantas vozes e doutrinas, as pessoas não sabem mais discernir qual voz está dizendo a verdade e qual está pregando a mentira. E por conta de tantas vozes pregando o engano, a Voz de Deus passa por alto pela grande maioria. A falta de discernimento é tão grande que mesmo quando a Voz de Deus é ouvida, muitos põe em dúvida se Ela é verdadeira ou não, porque Ela soa muito estranho quando comparada com o que as outras vozes dizem. Tudo isso porque este é um dia de muita confusão e as vozes do dia servem apenas para dispersar e afastar as pessoas da Voz genuína de Deus.

A Voz de Deus Nestes Últimos Dias (20/01/1963) § 26
E hoje, uma das razões do porque a igreja está na condição em que está, é porque há tantas vozes, tantas outras vozes para atrair a igreja da Voz de Deus, (ou seja, para afastar) até que fosse bastante duvidoso para que muitos ouvissem a Voz de Deus que Ele falou no meio deles. Eles talvez nem sequer A entenderiam, porque Ela seria uma coisa estranha para eles. Eles têm-se centrado muito nas vozes do dia!

Como já vimos, alguém que ouve a Deus passará a fazer coisas estranhas e a falar coisas estranhas que muitos não entenderão, porque a própria Palavra de Deus passou a ser algo estranho para eles.

Muitos conhecem o caso da irmã de Shakarian de quem o irmão Branham teve uma visão de que iria falecer. Porém um certo dia, após o irmão Branham ter pregado o seu sermão em uma reunião pentecostal, um ministro profetizou que a irmã Florence iria viver e muitos creram naquela voz. Aquilo serviu para confundir e inutilizar a Voz de Deus, porém a irmã Florence faleceu, exatamente como Deus disse pela boca de Seu profeta. Então para você ouvir a Voz de Deus você precisa se afastar de todas as outras vozes estranhas que há no mundo.

Homem Chamado Por Deus (05/10/1955) § 41 – sem tradução
Davi era um caçador e um pastor, e nos Salmos ele escreveu sobre os verdes pastos e sobre as águas paradas, porque lá ficava ele mesmo só. Ele não estava contaminado com as coisas do mundo. Deus tem que conseguir um homem longe das coisas do mundo, para que Ele possa deixá-lo quieto, para que ele possa ouvir a Deus, aquela voz mansa e delicada. Então uma vez em contato com Deus, ele se torna destemido então. Note que ele não se importa com o que alguém diz; ele tem estado na Presença de Deus. Ele conhece a Deus no poder da Sua ressurreição.

O irmão Branham disse abertamente que essas falsas vozes que distraem o povo de Deus são de falsos profetas que se colocam atrás dos púlpitos com a pretensão de ser uma voz de Deus para as pessoas na terra, quando na verdade sequer conhecem a Deus, ainda que eles citam a Bíblia e a Mensagem.

Ouça a Sua Voz (05/10/1958) §§ 73-75
Os falsos profetas atrás do púlpito dizem que está tudo bem. Eu de certo modo tenho a noção de dizer isto; se eu estiver errado que Deus me perdoe. E estou convencido de que muitos deles não conhecem a Deus. E a congregação nunca viverá mais alto do que o seu pastor. (Ou seja, a congregação não pode avançar espiritualmente na Palavra de Deus se o seu líder não tiver avançado na compreensão da doutrina e da Palavra de Deus. Hoje temos muito ministros que são bons administradores. Eles possuem vocação para ser empresários porque são estrategistas, sabem lidar com os recursos humanos e criar uma logística para promover ou implementar um programa, e eles usam a Palavra de Deus apenas como uma ferramenta de manipulação, porque na verdade eles não possuem intimidade com Ela) Não é de admirar que a Escritura diga: “Estes pastores, como eles tem dispersado o rebanho, ai deles”. (Dispersar quer dizer “espalhar”, mas isso não quer dizer apenas que eles se afastaram da igreja ou do companheirismo. É possível alguém estar frequentando uma igreja ritualisticamente a cada semana e mesmo assim estar disperso de Deus por estar ouvindo a um falso ministro com uma falsa doutrina e com outra palavra que não seja a Palavra de Deus) Eles são os ramos onde não se encontram frutos, (Os frutos da estação. Se a Palavra que estiver sendo pregada não for da hora eles não darão os frutos correspondentes à estação) os quais serão arrancados e queimados. São tantas coisas para entorpecer os sentidos das pessoas hoje. (Essa é a era da desinformação que gera distração. Há muitos espíritos, muitos mestres com muitos graus, mas com pouca temperatura, muitas revelações, muitas vozes. Hoje há muitas opções de ministérios para todos os gostos que deixa o povo disperso e confuso.) Oh, mas no meio de tudo isso, apesar de toda a estupidez e de cada voz que está no mundo hoje, alguns deles são vozes prazerosas... Alguns deles são – são vozes pecaminosas para atrair as pessoas. Mas apesar de tudo isso, a verdade de Deus ainda permanece. “Aquele que ouvir a Minha voz e vir após Mim...”. (Lembrando porém que você não deve somente ir e ouvir, mas aplicar o que ouviu. Nós já vimos em outra ocasião o que Jesus disse que acontece com aqueles que ouvem e não praticam. Ele os comparou com pessoas que edificaram suas casas sobre a areia. Quando os rios transbordam a ruína é grande) Homens e mulheres que queiram ouvir a voz de Deus, Deus ainda espera falar com cada indivíduo que deseja abrir os seus ouvidos para ouvir a voz de Deus. Se um homem que não é pastor... Muitas vezes as pessoas dizem: “Você não poderia fazer isso? Você não poderia correr por aqui? Você não poderia fazer isso?” Oh, eu gosto de fazer isso. Mas eu tenho que ficar na Presença de Deus se eu for fazer a coisa certa. Então as pessoas dizem: “Oh, o irmão Branham é um desses isolacionistas”. Não é isso. Eu amo as pessoas. Mas simplesmente há milhares delas. Mas eu preciso ficar com Ele para descobrir o que Ele precisaria que eu dissesse a eles. Em algum lugar, basta ouvir, Ele terá algo para você que Ele quer que você saiba. (Quando um filho de Deus O busca com sinceridade, Deus não o deixa ignorante acerca do que Ele quer que o Seu filho faça. Deus criará um meio para lhe revelar qual é a Sua vontade. Basta orar e esperar pela resposta) Pastor, nunca fique muito ocupado, a não ser que você possa ficar na Presença e ouvir a Sua voz. Deus sempre cumpre a Sua Palavra. E não importa o quão ruim às vezes possa ser, o quanto sua igreja consegue ensinar contrário a isso, Jesus Cristo ainda está disposto a falar com aquela voz mansa e delicada a qualquer um que ouvir a Ele. Ele ainda está pronto para fazer isso se nós simplesmente nos aquietássemos.

A Voz de Deus Nestes Últimos Dias (20/01/1963) § 45
A igreja deveria conhecer a voz da trombeta de Deus sobre isso! Mas há tanta confusão, porque você vê os outros fazerem isso, exemplos. Nem sequer se modele segundo a esse tipo de exemplo, porque é perecível. Sempre ouça a Voz de Deus, o que Ele diz sobre isso.

Todos Deverão Ouvir a Voz de Deus

Embora muitos hoje rejeitam a Voz de Deus por parecer estranha para eles ou por Ela não concordar com outras vozes que optaram por ouvir, um dia todos deverão ouvir a Voz de Deus, seja para a sua salvação ou condenação. Os que rejeitam nestes dias de ouvir a Sua Voz, um dia ouvirão sem poder mais fugir Dela.

A Voz de Deus Nestes Últimos Dias (20/01/1963) § 106
Jesus disse: “Virá o tempo quando todos que estivessem na sepultura ouviriam a Voz de Deus”. E você irá ouvi-La. Não importa em que condição você estiver, (Seja como salvo ou como perdido) você irá ouvi-La de qualquer maneira. E alguns dos que saem da sepultura, virão para a condenação. Eles ouvem a Voz, mas Ela está condenando. E se você ouvi-La hoje: “Hoje, depois de tanto tempo, quando ouvirdes a Minha voz, não endureçais os vossos corações, como fizeram nos dias da provocação”. E se você, povo pentecostal que se agrupa em credos novamente, no mundanismo, “tendo forma de piedade e negando a eficácia dela”, antes de ter que subir na ressurreição para serem condenados, porque a Voz de Deus que fala com você agora através da Palavra irá condená-los naquele dia.

Ouça Somente a Deus

Como dissemos, há um alto preço quando alguém ouve claramente a Voz de Deus e não A obedece. O irmão Branham pagou um preço caro por não ceder à Voz de Deus durante sua campanha na África, onde Deus ordenou que ele ficasse na casa do irmão Sidney Jackson para depois prosseguir com as reuniões em Durban, enquanto ministros da comitiva africana lhe forçaram a tomar um outro itinerário. Ele contraiu uma doença que quase tirou a sua vida, o que lhe serviu de lição até o fim de seu ministério. Desde então o irmão Branham nunca mais ousou deixar de fazer o que Deus lhe dissesse para fazer o que um outro lhe sugerisse a fazer, não importasse o quão estranho soasse qualquer ordem que Deus lhe desse para cumprir.

Fé ou Relato da Viagem à África (16/08/1956) § 18 – sem tradução
Não importa quem seja, quando Deus lhe diz para fazer algo, faça-o. Não me interessa se é a sua mãe, pai, se é o pastor, se é o profeta, ou quem quer que seja, ouça a Deus. Vê?

O irmão Branham disse que são justamente os ministros que podem fazer com que as pessoas deixem de ouvir a Voz de Deus e saírem da Sua vontade perfeita.

Relato da Viagem à África (14/11/1953) §§ 32-33
Digo isto com reverência irmão, se você quer ficar em problemas, simplesmente arme confusão com um pregador. Certamente que você ficará em problemas. Então tudo bem. Agora, eles são servos de Deus. Eles precisam estar um pouco desconfiados e coisa e tal. Mas irmão, tenho tido mais problemas com pregadores me tirando para fora da vontade de Deus, do que qualquer coisa que tenho visto em minha vida. Sim, Senhor! Porque um dirá: “O Senhor...” Veja, o homem está certo. Se o Senhor lhe disse para ir fazer isto, deixe-o ir fazê-lo. Ele pode me dizer alguma outra coisa. E não importa o que quer que você diga, se ele é um profeta, se ele é um pregador, o que quer que ele seja, se Deus tem dito a você alguma coisa contrária, não dê nenhuma atenção àquele profeta, pregador, sacerdote, ou seja o que for, ouça a Deus. Sempre ouça a Deus. Quantos já leram I Reis 13, onde um pequeno profeta saía e profetizava e fazia as obras de Deus e disse a ele alguma coisa para fazer? E outro profeta verdadeiro aproximou-se dele e lhe disse, disse: “O Senhor me encontrou e disse que você deveria ir até a minha casa e comer”. Você sabe o que aconteceu, não sabe? Sim, Senhor. Ouça a Deus, independente de quem disser ou o que disser. Ouça a Deus.

A Condenação Para os Que Recebem Uma Mente Réproba

Quando alguém deixa de ouvir a Voz de Deus por tempo demasiado e rejeita a Sua doutrina, Deus mesmo o entrega a um espírito do erro para que ele dê crédito a uma doutrina errada e mentirosa e seja condenado por isso.

O Ano de Jubileu (3/10/1954) § 89 – sem tradução
O batismo do Espírito Santo caiu pela primeira vez desde o Pentecostes na Rússia, há cem anos atrás. Isso mesmo. Isso é história. E eles tiveram o batismo do Espírito Santo, e operaram sinais e maravilhas, há cem anos; e O rejeitaram como uma nação, e O desprezaram. E quando eles fizeram isso, eles se voltaram agora ao anti-Deus, anti-religioso, e se tornaram comunistas, frios, brutos de coração. Se você não ouvir a Deus, Ele entregará você novamente a um espírito que lhe condenará, para ser convertido a uma mente réproba, para crer em uma mentira e ser condenado por isso. É aí que a Rússia está esta noite, condenada aos olhos de Deus, porque não conseguiu receber a mensagem de Jubileu do batismo do Espírito Santo. Eles foram entregues a um sentimento perverso. Eles creram em uma mentira, e são condenados por ela, aos olhos de Deus.

A palavra “réprobo” na Bíblia vem do grego “adokimos” que quer dizer “alguém que não resistiu ao teste”, “que falhou no teste”, “que foi desqualificado”, foi “reprovado” naquilo que ele alegava ser ou alegava crer. Eles podem ouvir a Voz de Deus, tomar conhecimento do que Ela diz, mas eles não aceitam. Eles falham no teste da Palavra.

Ouvir a Deus Faz de Você Um Cristão

Mas quando você rejeita as doutrinas e as vozes dos homens para ouvir a Voz de Deus isso fará de você um cristão. Não é ouvindo a um ministro que faz de você um cristão. Não é ouvir e repetir a uma doutrina ou credo de uma igreja ou de um grupo que faz de você um cristão, mas ouvir a Deus.

O Que é Isso em Tua Mão? (20/11/1955) § 40 – sem tradução
Eu sabia que era a mesma Voz que falou comigo desde que eu era um garotinho, mas era a primeira vez que eu O vi na forma de um homem. Ele disse: “Fui enviado pelo Deus Todo-Poderoso para dizer que você irá orar por pessoas enfermas”, então revelou o que aconteceria. Isso estava encerrado para mim. E quando eles me disseram que eu iria perder a minha mente se eu fosse e fizesse isso, eu não prestei atenção a eles porque eu vinha a Ele com reverência. Não importa o que as pessoas digam. O que Deus diz e as pessoas dizem são duas coisas diferentes. Ouça as pessoas e você estará em todo o tipo de condição. (Se você ouvir a um unicista você se tornará um unicista; ouça a um dualista e você se tornará um dualista; ouça a um trinitário e você se tornará um trinitário) Mas ouça a Deus e você será um cristão.

Deixe Deus Falar

Fique Parado (18/05/1957) § 40 – sem tradução
Sim, irmão, alguns desses dias esta velha terra ficará parada. Alguns destes dias o tempo ficará parado. Ouça Deus falar. Você irá parar em algum momento. “Oh”, você diz, “tenho os meus filhos para criar, tenho isso para fazer, tenho que lavar, tenho um arado, essas coisas precisam ser feitas”. Fique parado um minuto. Deixe Deus falar. Ele fará algo por você. Em um destes dias, Ele falará e o sol se converterá em nada. Ele vai falar e a lua deixará de dar a sua luz; sim irmão. Algum dia eu pregarei o meu último sermão. Algum dia eu farei a minha última oração, e eu vou abrir esta velha Bíblia pela sua última vez. E cada roda mortal deste meu corpo ficará parada. Mas naquele tempo eu irei para longe em Sião viver para sempre com Ele. As rodas da vida mortal...

Hoje a Voz de Deus Está na Noiva

Livro das Sete Eras da Igreja, pág. 306
Ele está enviando um profeta vindicado. Ele está enviando um profeta após quase dois mil anos. Ele está enviando alguém que está tão longe da organização, da instrução, e do mundo da religião que, como João Batista e Elias de outrora, ouvirá somente de Deus e terá o “assim diz o Senhor” e falará por Deus. Ele será o porta-voz de Deus e ELE, COMO É DECLARADO EM MAL. 4:6, CONVERTERÁ OS CORAÇÕES DOS FILHOS AOS PAIS. Ele trará de volta os escolhidos do último dia e eles ouvirão um profeta vindicado transmitir a exata verdade assim como foi com Paulo. Ele restaurará a verdade como eles a tinham. E esses escolhidos juntamente com ele naquele dia serão os que verdadeiramente manifestarão o Senhor e serão Seu Corpo e serão Sua voz e executarão Suas obras. (...) A igreja não é mais “porta-voz” de Deus. (Está falando das denominações) Ela é porta-voz de si própria. Por isso Deus está virando-se contra ela. Ele a confundirá através do profeta e da Noiva, porque a voz de Deus estará Nela.

AGRADECIMENTO

Por este meio agradecemos a todos os crentes que com seu tempo, esforço e doações, fizeram possível a publicação e distribuição deste material Cristão. Dando a conhecer que não é o trabalho de uma só pessoa, mas uma equipe de crentes dedicados a serviço do Deus Todo-Poderoso, e Senhor do Universo, e de Seus filhos.

doutrinadamensagem@gmail.com

Acompanhe nosso trabalho no Youtube - https://www.youtube.com/c/DoutrinadaMensagem

Siga-nos pelo Face - https://www.facebook.com/doutrinadamensagem

http://diogenestraducoes.webnode.com.br/

E-mail: diogenes.dornelles@yahoo.com.br



Nenhum comentário:

Postar um comentário